O prefeito de Fortaleza, José Sarto, reuniu-se, nesta segunda-feira (27/09), no Paço Municipal, com representantes de técnicos de enfermagem, técnicos de higiene dental e auxiliares de saúde bucal concursados que reivindicam a aplicação do Programa de Educação Permanente e tratamento igualitário com os demais servidores da Atenção Primária à Saúde.
O encontro buscou manter o diálogo com as categorias. Uma nova reunião de trabalho para buscar alternativas de regulamentação dos pleitos foi marcada para esta terça-feira (28/09). Na quarta-feira (29/09), o prefeito deve receber novamente os representantes dos trabalhadores.
O pleito tem sido amplamente debatido junto à Mesa Setorial da Saúde e à Mesa Central de Negociação da Prefeitura, objetivando encontrar uma solução viável para todas as partes, incluindo trabalhadores, poder público e, especialmente, população da cidade.
Em 2018, profissionais destas categorias apresentaram a reivindicação. Após negociações, os trabalhadores acolheram a opção de uma gratificação salarial de 20% sobre o salário base, implantada em 2019. A Secretaria da Saúde reforça que as capacitações necessárias ao processo de Educação Permanente continuam sendo ofertados à categoria em várias modalidades.
Participaram da reunião, como representantes da categoria, o técnico de enfermagem, Francisco de Assis Pereira Araújo, o advogado do Sindsaúde, João Vianey Martins, a diretora setorial de saúde do Sindifort, Regina Cláudia Nei de Paula, e diretora do Sindsaúde, Silvânia Lopes.
Além do prefeito, estiveram no encontro o Secretário de Governo, Renato Lima, o titular da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Marcelo Pinheiro, o procurador-geral do Município, Fernando Oliveira, secretária da Saúde, Ana Estela Leite, a secretária-adjunta da Saúde, Aline Gouveia, a coordenadora da Gestão de Pessoas da Saúde, Mariana Dias.
Também participaram da negociação, os vereadores Dr. Vicente, Ronivaldo Maia, Larissa Gaspar, Gabriel Aguiar, Louise Santana (Mandata Nossa Cara).