A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), oferta 6.537 vagas entre cursos de formação e modalidades esportivas gratuitas. As matrículas devem ser feitas de forma virtual no Portal da Juventude.
Ao todo, são oferecidas 20 opções de cursos que abrangem diversas áreas como: formação e tecnologia; artes e empregabilidade. Dentre os cursos disponibilizados, estão Oficina de circo: acrobacia básica; Balé clássico - trabalho de consciência corporal; Fotografia básica: luz e iluminação; Técnicas de filmagem com câmera profissional; Lógica de programação do zero; e Let's talk: oficina de conversação.
Para as atividades esportivas são oferecidas 6.237 vagas dentre 32 modalidades presentes na Rede Cuca.
Matrículas
As matrículas acontecem de forma virtual pelo Portal da Juventude e serão divididas por modalidades: as vagas para os cursos Juventude Digital acontecem na quarta-feira (01/12); para os cursos de artes, as inscrições iniciam na quinta-feira (02/12); e para os esportes, na sexta-feira (03/12).
Para se matricular, é necessário fazer o cadastro no Portal da Juventude e ter e-mail e CPF válidos. Cada aluno poderá participar de um curso por mês.
Caso as vagas sejam preenchidas, os interessados poderão ficar no cadastro de reservas para possível liberação de novas vagas.
Comprovante de Vacinação
A partir de terça-feira (07/12), seguindo as normas estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 15.190, será exigido o passaporte de vacinação para a entrada e circulação de alunos, usuários ou prestadores de serviço nos equipamentos da Rede Cuca.
O documento de vacinação também será necessário para realização das matrículas no Portal da Juventude.
Sobre a Rede Cuca
A Rede Cuca proporciona proteção social e oportunidades ao público atendido. É formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.
Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e a garantia de direitos humanos.
Além disso, a Rede Cuca também visa levar para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.
Serviço:
Matrículas para cursos e modalidades esportivas na Rede Cuca: Portal da Juventude