A Prefeitura de Fortaleza participa da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em Salvador-BA, entre 19 e 26 de agosto. O encontro, que reúne líderes para discutir ações climáticas, é um dos eventos preparatórios para a Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas - COP 25, que acontecerá em dezembro, em Santiago, no Chile.
Participam do evento, representando a Prefeitura de Fortaleza, a titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, e a coordenadora de Políticas Ambientais do órgão, Edilene Oliveira. Durante a programação, a secretária participa de quatro painéis, compartilhando experiências e visões estratégias para as cidades na agenda de mudança do clima e de medidas concretas para a integração de políticas climáticas nacionais que acelerem o desenvolvimento inclusivo de baixo carbono.
No primeiro dia do evento, o Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), que será executado por meio de financiamento inédito com o Banco Mundial no valor de US$ 146,6 milhões (mais de R$ 500 milhões), foi destaque durante a apresentação de Fortaleza, já que é a primeira vez que a Cidade conta com empréstimo internacional voltado exclusivamente para o meio ambiente.
Nesta quarta-feira (21/08), como parte da programação do evento, a secretária Águeda Muniz conduzirá a Assembleia do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras - CB 27, da qual é coordenadora geral. O encontro reúne os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no Governo do Distrito Federal para o fortalecimento e ação coordenada destas secretarias, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda.