A Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) participa este mês de uma campanha para conscientização sobre o abandono parental. A iniciativa é do Ceará Sporting Club, em comemoração aos seus 108 anos nesta quinta-feira (02/06). O time vem lançando uma campanha com viés social em alusão à data e, em 2022, tem como destaque a conscientização sobre o cuidado com pessoas idosas.
A campanha é intitulada “Nunca Abandonar” e é em referência à música cantada pela torcida do Ceará. Na ação, os jogadores entraram em campo no Clássico-Rei desta quarta-feira (01/06) com informações fictícias sobre o abandono parental. Além disso, o clube desenvolveu um site especial para a campanha e disponibilizou dados sobre o assunto. Toda a ação é em parceria com a Coordenadoria Especial de Idosos, da SDHDS, e com o BMG, parceiro do clube.
"A campanha desenvolvida pelo Ceará e SDHDS é, sem dúvidas, muito importante. Nós estamos iniciando o mês de combate à violência à pessoa idosa e um clube como o Ceará desenvolver um trabalho desses é algo que faz com que nós, da Coordenadoria Especial de Idosos, estejamos muito honrados em participar”, citou Sérgio Cavalcante Gomes, titular da Coordenadoria.
Os próximos jogos alvinegros em casa também serão marcados por atos especiais. Neste sábado (04/06), contra o Coritiba, o clube entrará em campo com uma faixa de conscientização em relação à campanha, além de realizar uma ação especial com torcedores no estádio. Já no próximo dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, os atletas voltarão a entrar em campo com uma faixa especial e uma nova ação com torcedores presentes no estádio será realizada.
“É mais uma iniciativa do Time do Povo pensando no bem de todos da nossa sociedade. A gente sempre procura associar nossas campanhas a ações sociais desse tipo para gerar impacto social. Na semana em que o clube chega a 108 anos, nada mais simbólico do que realizar uma ação que visa o bem estar de pessoas idosas”, afirmou João Costa, Gerente de Marketing do Ceará.
Abandono parental
De acordo com um levantamento de 2020, realizado pelo Ministério Público do Ceará, 1.772 pessoas idosas estavam divididas em 60 Instituições de Longa Permanência Para Idosos em todo o Estado do Ceará, com destaque para Caucaia, Fortaleza e Juazeiro do Norte. Nem todas as pessoas institucionalizadas estão em condições de abandono, mas, ainda assim, o número de abandonados é maioria.