A Prefeitura de Fortaleza, representada pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), participou, na manhã desta quinta-feira (06/05), de reunião para tratar sobre as ações que serão empregadas durante o Dia das Mães para evitar aglomerações. O encontro, realizado no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Ceará, destacou a importância do cumprimento dos decretos Estadual e Municipal que estabelecem medidas restritivas relacionadas à Covid-19.
Também estiveram presentes os representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) e de seus órgãos vinculados, Polícia Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e Polícia Civil (PCCE), além de membros da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecómercio-CE), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação dos Shoppings e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Durante o encontro, foram definidas quais medidas serão tomadas por cada um dos órgãos e entidades para evitar aglomerações no comércio de rua, shoppings e restaurantes, durante as compras e almoços comemorativos de Dia das Mães.
O secretário da Segurança Cidadã, coronel Luiz Eduardo Holanda, reforçou que o trabalho integrado entre os órgãos de segurança e fiscalização do Governo do Estado e do Município com as entidades de classe visa garantir a segurança nessa data tão importante. “Discutimos ações sobre a intensificação das fiscalizações nos shoppings centers, nas lojas do Centro e nos restaurantes, principalmente no domingo. Trouxemos o empresariado para a reunião porque eles também têm o mesmo objetivo, que é garantir a segurança das pessoas e evitar aglomerações. É um Dia das Mães especial e diferente, em que a segurança e a saúde das pessoas estão em primeiro lugar”, ressaltou.
O secretário da SSPDS, Sandro Caron, destacou o reforço do policiamento em locais como o Centro e no entorno dos shoppings centers. “Teremos uma atenção especial em locais como o Centro, onde haverá muita movimentação, e no entorno dos shoppings. Além da preocupação da polícia com os crimes, temos também esse papel, juntamente aos órgãos de fiscalização, de garantir que tudo transcorra dentro da normalidade, sem aglomerações”.
O presidente da Abrasel, Taiene Righetto, garantiu que os restaurantes atenderão a todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e informou que os estabelecimentos estão orientados a atender os clientes somente com hora marcada. “Estamos tomando várias precauções, principalmente orientando para que os restaurantes não façam uma lista de espera e atendam mediante reserva. Dessa maneira, as pessoas não irão se aglomerar esperando uma vaga, tanto dentro como fora do restaurante”, explicou.
Saiba mais: Órgãos de fiscalização municipais atuarão no fim de semana do Dia das Mães para evitar aglomerações em lojas e restaurantes