A Prefeitura de Fortaleza realiza mais uma edição da "Operação Inverno" de combate ao Aedes aegypti, nesta quarta-feira (28/12), no bairro Montese. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove visitas às residências e estabelecimentos comerciais, além da afixação de cartazes e distribuição de panfletos. Na ocasião, serão montadas blitze educativas e apresentação do ciclo evolutivo do mosquito. A concentração acontece na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Rua Antônio Fiuza – Montese), a partir das 8h.
As ações começaram em outubro, antecipando a quadra chuvosa, com o objetivo de alertar a população para os cuidados contra o vetor que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus. Foram visitados, durante esse período, os bairros Bom Jardim, Jangurussu, Autran Nunes, Cristo Redentor/Pirambu, Barroso, Edson Queiroz, Vicente Pinzón, Prefeito José Walter e Conjunto Palmeiras. Na oportunidade, são realizadas ações de Controle de Infestação por Cúllex (Muriçoca) e roedores. Participam agentes de combate às endemias (ACE) e mobilizadores do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (Nesms).
Para o assessor técnico da Célula de Vigilância Ambiental, Nélio Morais, as ações têm um caráter preventivo e educativo para a população da Capital. “A Operação Inverno tem como objetivo principal reduzir os criadouros dos mosquitos Aedes e Cúllex, além de roedores, antes da chegada das chuvas, que historicamente, é o período de maior incidência de casos de dengue, zyka, chikungunya e leptospirose”, destacou Nélio.
Fortaleza tem recebido diversas ações da Prefeitura, como atividades de mutirão de limpeza, campanhas educativas em escolas e prédios públicos, formação de brigadas, reforços das visitas domiciliares, além das operações Quintal Limpo e Foco no Foco.