A Prefeitura de Fortaleza intensifica as ações de combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira (23/03), a partir das 8h, no bairro Mondubim. O mutirão reforça as atividades preventivas e de conscientização da população para os cuidados contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante as abordagens haverá apresentações culturais e exposição educativa sobre o ciclo evolutivo do mosquito, além de ações de tratamento focal, de controle químico e de mobilização e educação nas casas dos moradores dessa região, fazendo a identificação e a eliminação de criadouros, como também a aplicação de larvicidas. Na ocasião serão intensificados os serviços de capinação, limpeza e recolhimento de pneus e outros objetos que são possíveis criadouros para o mosquito, além de distribuídos sacos para o recolhimento do lixo.
Neste ano, as ações de mutirão já foram realizadas no bairro Jangurussu e Bom Jardim. A escolha desses locais seguiu critérios epidemiológicos e entomológicos, onde foi identificado, nos últimos cinco anos, maior carga de transmissão. Em 2017 no Mondubim foram registrados 397 casos de dengue, enquanto que 1.524 pessoas foram acometidas pela chikungunya, de acordo com o Boletim Epidemiológico da SMS.
A realização do mutirão neste momento é estratégica, pois antecede os meses de abril e maio, período em que o registro de casos de arboviroses - dengue, zika e chikungunya - é maior. A operação conta com a participação da Secretaria Municipal da Saúde, equipes da Secretaria Regional V, Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Agência de Fiscalização de Fortaleza e Ecofor.
Serviço
Mutirão de combate ao Aedes aegypti no bairro Mondubim
Data: Sexta-feira (23/03)
Horário: 8h
Local: Praça Sítio Córrego. (Avenida Presidente Costa e Silva – em frente a Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará / ao lado da Escola Municipal Osmiro Barreto)