Uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e a comunidade Serviluz, no bairro Cais do Porto, transformou a realidade do campo de futebol de areia, conhecido popularmente como Campo do Paulista.
No local, que antes abrigava um ponto clandestino de lixo e entulho, foi feita varrição, capinação e remoção de aproximadamente 83 toneladas de resíduos sólidos. Além disso, os moradores da área realizaram voluntariamente o plantio de diversas mudas de espécie nativa e se comprometeram a cultivar a vegetação.
De acordo com Augusto César Ferreira, morador do bairro Cais do Porto, a iniciativa foi bastante positiva e mudou a realidade da área. “A ação da Prefeitura agradou muito aos moradores. Tinha muito lixo e agora está tudo limpinho. A comunidade também ajudou com o plantio de árvores e agora está tentando proteger o espaço para que não volte a ter lixo. As pessoas devem ter consciência e entender que aquela área é um bem de todos. Acúmulo de lixo é grave e prejudica a saúde”, enfatiza o morador.
Também com o intuito de evitar o acúmulo e descarte incorreto de lixo em vias públicas, o bairro foi contemplado com a “Operação Quintal Limpo”, na qual os agentes orientam os moradores sobre o armazenamento correto de resíduos sólidos e distribuem sacos plásticos para o descarte de inservíveis. Iniciativa visa ainda à diminuição de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.
Além do bairro Cais do Porto, a “Operação Quintal Limpo" na Regional II contemplou, entre os meses de abril e maio, os bairros Joaquim Távora, São João do Tauape, Vicente Pinzón, Cidade 2000 e Praia do Futuro. No total, foram recolhidas cerca de 170 toneladas de resíduos sólidos. “Trabalhamos diariamente para minimizar os pontos de lixo na área da Regional II. A participação da sociedade é fundamental para obtermos êxito”, afirma Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.