Em alusão ao Dia Nacional do Motociclista, comemorado no dia 27 de julho, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Gerência de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), programou uma semana de ações educativas direcionadas aos condutores e passageiros de motocicletas que são os agentes mais vulneráveis a acidentes de trânsito.
A abertura acontece nesta quinta-feira (20/07), com o projeto “Motociclista Prudente: quem é consciente não se envolve em acidente”. A abordagem se inicia ao lado da Escola de Mobilidade Urbana, na Via Expressa com Rua Major Virgílio Borba, mas se repete durante toda a semana em locais diferentes.
Na oportunidade, os condutores recebem informativos para prevenir colisão e consequentemente evitar lesões graves. O principal objetivo é alertar quanto ao uso do capacete de segurança, que quando afivelado corretamente, reduz em até 40% o número de mortes e em 70% a probabilidade de lesões graves.
Redução de mortes
Pela primeira vez em quinze anos, o número de mortes no trânsito de Fortaleza foi abaixo de 300. Segundo dados preliminares do Relatório Anual de Acidentes de Trânsito, foram registrados 278 acidentes fatais no ano passado, cerca de 27% a menos que em 2011, considerando todos os atores. A expectativa é que essa estatística ainda reduza mais. Por isso, as ações educativas, de fiscalização e de engenharia de tráfego vêm sendo intensificadas.
Confira a programação:
Quinta-Feira (20/07)
Escola de Mobilidade Urbana – Via Expressa com Rua Major Virgílio Borba - 8h
Sexta-Feira (21/07)
Av. Godofredo Maciel (no recuo da Lagoa) – a partir de 14h
Sábado (22/07)
Rua Clarindo de Queiroz – entre a Rua Senador Pompeu e a Av. Tristão Gonçalves – 9h
Segunda-Feira (24/07)
Rua Padre Pedro de Alencar, número 1130, Messejana – 14h30
Terça-Feira (25/07)
Av. A, número 800, Conjunto Ceará – em frente ao Supermercado do O Povo – 9h
Quarta-Feira (26/07)
Av. Monsenhor Tabosa, número 1181, Praia de Iracema – 8h30
Quinta-Feira (27/07)
Escola de Mobilidade Urbana – Via Expressa com Rua Major Virgílio Borba