Durante a semana que antecede o Carnaval, a Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), vai promover blitzes educativas em diversos pontos da cidade com o objetivo de conscientizar e esclarecer a sociedade, sobretudo as crianças e os adolescentes quanto aos males provocados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Especificamente na segunda-feira (25/02), a partir das 7h30, também haverá uma atividade na Escola Rogério Froes, no bairro Cidade 2000, com cerca de 150 alunos do 8º ao 3º ano do ensino médio, que assistirão um VT de prevenção específico sobre as malefícios do álcool. A ocasião contará com a presença dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outra drogas (CAPS AD) da Regional II, alunos de psicologia do Centro Universitário Christus (Unichristus) e da Residência multiprofissional de saúde mental.
De acordo com o coordenador adjunto da pasta, Erasmo Lenz, “as blitzes irão levar orientação e cuidado para população de Fortaleza se divertir com responsabilidade”.
A psicóloga da CPDrogas. Nathalia Dias ainda explica que é nesse período carnavalesco que os comportamentos de riscos aumentam, fruto da perda de inibição e alteração do humor causado pela ingestão de bebidas alcoólicas. “Queremos incentivar a reflexão sobre a problemática das drogas. Informar sobre hábitos saudáveis é o que chamamos de reduzir danos ao corpo pelo uso excessivo de substâncias psicoativas ou outras dependências”.
As blitzes contam com a parceira da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), promovendo a reflexão sobre o assédio sexual à crianças e adolescentes e a importância da denúncia; da Escola de Mobilidade da Autarquia Municipal de Transito (AMC), alertando sobre direção e álcool; da Coordenadoria de Juventude/Rede Cuca com a entrega de fanzines produzidos por adolescentes acerca do tema Redução de Danos; e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), com orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações sobre rotina saudável. Além disso, haverá no decorrer das ações distribuição gratuita de preservativos e gel lubrificante.
Saiba Mais
A Lei nº10.578 de 25 de maio de 2017 institui a Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo Infanto-Juvenil, a ser realizada anualmente na semana que antecede ao Carnaval.
Confira as datas e locais das blitzes
- Segunda-feira (25/02)
10h às 12h – Em frente ao Detran da Maraponga
16h às 18h – Terminal Messejana
- Terça-feira (26/02)
10h às 12h - Cruzamento Washington Soares/Unifor
16h às 18h – Terminal Siqueira
- Quarta-feira (27/02)
10h às 12h – Cruzamento Cuca Jangurussu
16h às 18h – Terminal Rodoviário São Thóme
- Quinta-feira (28/02)
10h às 12h – Cruzamento Av. da Universidade/13 de Maio
16h às 18h – Terminal da Parangaba
- Sexta-feira (01/03)
10 às 12h – Mercado do Peixes