A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta quinta-feira (04/05), no Teatro Municipal São José, 1.100 certificados aos estudantes concludentes dos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e conta com mais de 30 cursos em aulas presenciais nas unidades do Senai/CE (Jacarecanga, Parangaba e Barra do Ceará) e Senac/CE (Centro e Aldeota).
A entrega dos certificados foi feita pelo vice-prefeito Élcio Batista, que reforçou a importância da capacitação profissional para o crescimento econômico da população. “O mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais seletivo. Por isso, nós precisamos de políticas públicas para fortalecer a capacitação, a qualificação, inclusive para criar ciclos de aprendizagem e de reaprendizagem. Fortaleza hoje se preocupa com essa questão e trabalha incansavelmente para aumentar as oportunidades”, afirma ele.
O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar, até 2024, aproximadamente 9 mil estudantes, que terão acesso à qualificação profissional em eixos como: meio ambiente, saúde, idiomas, gastronomia, produção de alimentos, produção cultural, design, vestuário, informação, comunicação, tecnologia da informação e gestão.
Os cursos são gratuitos e oferecidos para fortalezenses acima de 16 anos, e vão possibilitar a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 160h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O Fortaleza + Futuro foi implementado no início do ano passado e já capacitou diversos alunos, a exemplo de Matheus Costa, que recebeu o curso do certificado de inglês básico, mas que já participou de diversas capacitações através do programa: “O inglês é o primeiro idioma que eu coloco no currículo, e estou aguardando mais cursos para melhorar ainda mais meu currículo. Eu já fiz cursos na área administrativa, logística e de vendas e pretendo fazer mais para ter mais chances no mercado de trabalho”, conta.
Desenvolvimento econômico
O programa faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Fortaleza voltadas para a capacitação e fomento do empreendedorismo na cidade. Além do Fortaleza + Futuro, o município conta com outros projetos como o Nossas Guerreiras, que já contemplou 7,5 mil mulheres com crédito orientado para investirem em seus negócios. Já o programa de capacitação Fortaleza Capacita beneficiou 38 mil pessoas e foi ampliado com a criação de 120 mil novas vagas, em parceria com o Sebrae.
“São muitos cursos, de várias áreas distintas. Grande parte das pessoas que receberam a capacitação estão empregadas, outra parte delas estão empreendendo. É muito importante ter esses parceiros porque são os melhores no que diz respeito à qualidade do ensino”, afirma Rodrigo Nogueira, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Fortaleza é a capital que mais gerou empregos no último mês de março, com 3,4 mil postos de trabalho novos, além da criação de 55 mil empresas no último ano. O crescimento também foi destacado por Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará, que esteve presente na cerimônia: “Os dados mostram uma crescente no número de empregados formais em Fortaleza. Iniciamos esse convênio com a Prefeitura e também estamos fazendo uma parceria com o Sindicato dos Industriais para absorver essa mão de obra. Nós trabalhamos toda essa cadeia para que, ao sair dos nossos cursos, todos possam ter condições de, no mínimo, estar empregados ou empreendendo”, diz.
Fortaleza + Futuro
Inscrições e informações: Fortaleza + Futuro
Telefone: 0800 222 3656 / (85) 9.8403-9559 (WhatsApp)