A Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (22/09), diversas ações e intervenções em comemoração ao Dia Mundial sem Carro. A primeira delas ocorreu no início da manhã na Aldeota, na rua Barbosa de Freitas, entre a rua Maria Tomásia e avenida Santos Dumont. O trecho isolado pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) possui 100 metros e nele foi feita uma simulação para conscientizar os moradores da cidade quanto ao espaço público utilizado para transportar 50 pessoas nos modais carro, ônibus e bicicleta.
Para transportar 50 pessoas, foram necessários 33 carros que ocuparam 400m2 do espaço público. As mesmas pessoas foram transportadas num único ônibus que ocupou 36m2. A simulação também foi feita usando bicicletas. As atividades foram coordenadas pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, parceira da Prefeitura de Fortaleza nas ações que ampliam a segurança viária e reduzem o número de acidente da Capital. “O objetivo dessa dinâmica de hoje é fazer as pessoas perceberem que o transporte público precisa ser priorizado e isso justifica as políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza quanto ao Programa de Faixas Exclusivas para Ônibus", explicou Dante Rosado, coordenador da Bloomberg.
Fortaleza é a primeira cidade do Brasil a fazer a simulação. “Estamos repetindo uma simulação tradicional no mundo. Às vezes, você está perto de um local acessível ao transporte público ou das estações do bicicletar e nem presta atenção. Mas, certamente, a viagem será mais prazerosa, mais rápida e mais sustentável”, explicou o superintendente da AMC, Arcelino Lima, que optou por se deslocar de ônibus hoje. “Cheguei aqui bem mais rápido do que se eu viesse de carro, por causa das faixas exclusivas”, complementou.
No mesmo trecho interrompido para a simulação, foram oferecidos vários serviços públicos, como a emissão do Bilhete Único e Cartão do Idoso, credenciamento especial para portadores de deficiência, distribuição de mudas, testes rápidos e orientações de saúde sobre a importância do transporte ativo como estratégia na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. As atividades também integram a programação da Semana da Mobilidade apresentada pelo Prefeito Roberto Cláudio na última segunda-feira (18/09).
Também na manhã desta sexta-feira, a Prefeitura implantou uma ciclofaixa temporária na Avenida Leste-Oeste, ligando a Barra do Ceará à Beira Mar. A ação coordenada pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) é uma prévia de como pode ficar o projeto definitivo dessa infraestrutura na Leste-Oeste. “Eu ando de bicicleta já faz um tempo e o uso excessivo de carro atrapalha muito a mobilidade. Essas ações da Prefeitura repercutem e dá mais visibilidade aos ciclistas", afirmou o engenheiro e ciclista, Felipe Alves.
O Centro da Cidade também recebeu uma ação que marca o Dia Mundial sem Carro. Atendendo uma demanda dos moradores e comerciantes do bairro, a Prefeitura instalou uma faixa exclusiva de ônibus, com 1,2 quilômetro de extensão, na Rua General Sampaio, entre as vias Meton de Alencar e Castro e Silva. Agora, Fortaleza conta com 110,10Km de faixas exclusivas para ônibus.