A Prefeitura de Fortaleza realiza, até a próxima segunda-feira (23/01), o processo de lotação dos 1.041 professores pedagogos aprovados no concurso público para a Rede Municipal de Ensino. Entre os dias 9 e 13 de janeiro, a gestão municipal já efetivou a lotação dos 927 docentes aprovados para as vagas de áreas específicas (Artes, Ciência, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática).
Realizada por profissionais da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Educação (SME), a lotação está sendo realizada de forma presencial na Academia do Professor Darcy Ribeiro, no Centro, de acordo com cronograma divulgado previamente pela Prefeitura, com base na sequência classificatória. O mesmo processo foi adotado durante a lotação dos docentes de áreas específicas.
"Disponibilizamos as carências antes para que os professores já visualizem previamente as opções de unidades para lotação, assim facilitamos e organizamos melhor o processo, que tem acontecido de forma tranquila. Por dia, estamos atendendo 200 profissionais, conforme lista divulgada com base na classificação final", explicou a coordenadora da Gestão de Pessoas da SME, Giovanna França.
Os candidatos que, comprovadamente, não podem comparecer ao atendimento presencial estão sendo lotados por meio de videoconferência, conforme solicitação prévia e respeitando a ordem de classificação.
Organização e transparência
Itelmicy Neri, pedagoga que efetuou sua lotação para a Escola Municipal Denizard Macêdo de Alcântara, no Quintino Cunha, elogiou todo o processo do concurso, assim como a lotação e acolhida. "Nós fomos muito bem recepcionados, incluindo até coffee break nesse momento. O processo de lotação foi bastante organizado e superou minhas expectativas. Desde o início até hoje, todo o percurso foi bastante acolhedor, sempre que buscamos uma resposta tivemos retorno. Estou bem ansiosa, com uma boa expectativa em relação ao início das aulas. Já trabalhei em escola privada e no ensino superior, mas esta será minha primeira experiência na Rede Municipal", destacou a nova docente do Município.
A professora pedagoga Elaine Pereira, que também realizou sua lotação na manhã desta terça-feira (17/01), exercerá a docência na Escola Municipal João Paulo I, no Bonsucesso. De acordo com ela, "o processo de lotação foi bem tranquilo, respeitando a sequência certa, muito transparente, com a equipe da Secretaria sempre esclarecendo as dúvidas". A professora ressaltou ainda que "a oportunidade da Prefeitura em possibilitar a incorporação de novos professores na Rede Municipal vai trazer muitas novidades".
Cerimônia de posse
A cerimônia de posse dos professores acontecerá no próximo dia 25. No dia seguinte, já entrarão em exercício nas unidades escolares, conforme lotaço, participando do Encontro Pedagógico 2023. O ano letivo da Rede Municipal inicia no dia 27 de janeiro.
Concurso
O concurso público, o maior realizado nos últimos anos para a área da Educação, ofertou 2.000 vagas, para professores de áreas específicas e para profissionais pedagogos. O vencimento inicial do profissional do magistério aprovado no concurso será de R$ 4.384,82 (valor superior ao piso nacional), mais 20% de regência de classe sobre o vencimento base e auxílio dedicação integral.