Começaram na manhã deste domingo (14/04) as provas do maior concurso para área da saúde de Fortaleza, realizado pela Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor). No total, 48 locais em Fortaleza estão recebendo os 65.422 inscritos. Também neste domingo foi realizado o concurso do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), com 3.147 inscrições.
Antes do início das aplicações, a presidente da Fagifor Joana Maciel reforçou importantes instruções aos candidatos. "Estamos realizando o maior concurso da área da saúde do município de Fortaleza. São mais de 65 mil inscritos, mais de 2.200 vagas para todas as áreas da saúde, incluindo os níveis superior, médio e técnico. Então, candidato, chegue uma hora antes no seu local de prova, leve toda a documentação necessária, caneta de tinta azul ou preta, e fique atento ao local de realização da sua prova", recomendou. As informações também foram divulgadas no canal da Fagifor.
A aplicação ocorre em dois turnos, manhã e tarde, com duração de quatro horas. Todos os candidatos devem chegar 1h antes do fechamento dos portões.
Pela manhã, participaram os candidatos dos níveis médio e técnico, além do superior nas áreas de Assistência Social, Cirurgião Dentista e Psicologia. Os portões abriram às 7h30 e fecharam às 8h15, com início da prova às 8h30.
Aguardando na fila para entrar no Centro Universitário Estácio do Ceará, um dos locais de prova, por volta das 7h15, o técnico em radiologia Diogo Pereira de Souza estava ansioso, mas confiante. "Já venho me preparando para outros concursos da área, e agora surgiu essa oportunidade da Fagifor. Eu acredito que vai ser uma prova muito boa, pelo que eu me dediquei", contou ele, que é de Brasília e veio a Fortaleza para prestar o concurso. Diogo considera que, em sendo aprovado, a mudança para a capital cearense lhe proporcionará uma melhoria na qualidade de vida.
Maria Goret Melo, assistente social e candidata a uma vaga na área, avaliou como "tranquila" a organização do processo seletivo. "A gente acredita que é bem transparente, porque é uma banca séria, e o processo de inscrição foi tranquilo", observou, acrescentando que tem boas expectativas para os resultados do concurso. "Nós estamos aqui lutando para sermos servidores públicos municipais, para trazer qualidade aos usuários, principalmente na área da saúde".
Já no turno da tarde participam os demais cargos de nível superior. Os portões abrem às 13h30 e fecham às 14h15, com início da prova às 14h30.
Para a realização da prova, era necessário que o candidato estevesse munido do documento de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e o cartão de convocação.
Gabarito e resultado final
O caderno de questões da prova objetiva e o gabarito preliminar serão divulgados no site do IBFC, em até 24h após a realização das provas. O caderno de questões ficará disponível somente durante o prazo de recurso dos gabaritos. Já o resultado preliminar da prova objetiva deve ser divulgado até o mês de maio.
Vagas
Foram ofertadas 2.241 vagas, em que 5% são destinadas para candidatos na condição de pessoa com deficiência e 20% para os candidatos negros.
As vagas estão distribuídas conforme lista abaixo:
Assistente Social (42)
Auxiliar de Farmácia (38)
Auxiliar de prótese dentária (1)
Auxiliar de saúde bucal (45)
Cirurgião-dentista (15)
Condutor socorrista (41)
Educador físico (8)
Enfermeiro (450)
Engenheiro clínico (1)
Engenheiro de segurança do trabalho (1)
Farmacêutico (46)
Fisioterapeuta (44)
Fonoaudiólogo (5)
Médico (406)
Médico veterinário (13)
Nutricionista (6)
Psicólogo (15)
Técnico em análises clínicas (31)
Técnico em enfermagem (950)
Técnico em equipamentos biomédicos (1)
Técnico em imobilizações ortopédicas (8)
Técnico em massoterapia (11)
Técnico em prótese dentária (1)
Técnico em radiologia (46)
Técnico em segurança do trabalho (3)
Terapeuta ocupacional (13)Aprovados
Os aprovados serão empregados públicos e regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com salários que vão até R$ 18.564. Os empregados públicos irão preencher as vagas dos contratos temporários, à medida que se encerrarem, além de suprir as necessidades da rede.
Realização do concurso
O concurso foi realizado pela Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor). O órgão foi instituído pela Lei Complementar n° 178 e suas alterações posteriores visando favorecer a modernização da governança da área da saúde. Sua operacionalização objetiva dar celeridade às demandas potencializadas com o surgimento da pandemia.
O órgão executará ações e serviços em todos os níveis da saúde pública, como atenção primária,secundária, urgência e emergência, apoio diagnóstico e educação continuada.
Concurso Iplanfor
André Diniz veio de Suzano, no interior paulista, para realizar a prova do concurso do Iplanfor. O jornalista concorre na área 04, nas vagas de Comunicação e Design. “Acredito que o concurso será bastante acirrado, visto que a banca (Idecan) é bastante exigente”, avaliou. Sobre o Instituto, Diniz ressalta o trabalho desenvolvido pelo órgão. “Fortaleza é uma cidade muito populosa, que tem um território restrito com relação ao seu povoamento e às áreas de preservação. Como o Plano Diretor está em fase de revisão, será preciso ter profissionais muito qualificados”, afirmou.
Ao todo, são 60 vagas para o cargo de analista de Planejamento e Inovação Urbana, e contempla áreas como Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Civil; Ciências da Computação, de Dados e Sociais; Direito; Contabilidade; Serviço Social; Economia, Estatística; Administração; Psicologia; Gestão de Políticas Públicas, entre outras. O salário inicial é de R$ 6,9 mil.
Das 60 vagas, 12 (20%) serão destinadas a pessoas que se autoidentificam como negras (pretas ou pardas) e três (5%) para pessoas com deficiência, em respeito ao Decreto Federal nº 9.508, de setembro de 2018.
Os aprovados terão Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), conforme consta na Lei Complementar Municipal nº 0361, de julho de 2023.