A Prefeitura de Fortaleza promove, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), a Semana da Educação Inclusiva. Com a realização de atividades diversas para os alunos e profissionais da Rede Municipal, a iniciativa ocorre em alusão ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, que é celebrado nesta quarta-feira (21/09).
Com a temática “Escola que acolhe”, a programação da semana especial conta com exposições, experiência no projeto Praia Acessível, atividades de leituras, visita a museu, sessão de cinema, relatos de práticas de inclusão da Rede Municipal e vivências em psicomotricidade.
Programação
Nesta terça-feira (20/09), de 8h às 17h, a Academia do Professor Darcy Ribeiro (Centro) recebe a exposição "Invisuais", composta de trabalhos autorais desenvolvidos por cinco artistas com deficiência visual. Além disso, a biblioteca Paulo Freire, localizada no equipamento municipal, realizará o “Leitura para todos” como forma de promover o espaço e a leitura de seu acervo literário.
Alunos e professores também vão conferir, ao longo da semana, as exposições Vaqueiros e Bestiario Nordestino, no Centro de Arte e Cultural Dragão do Mar. Educadores surdos e intérpretes de libras farão a mediação dos grupos nas exposições.
Ponto alto da programação, estudantes da Rede Municipal com mobilidade reduzida e cadeirantes participam, de quarta a sexta-feira, de 8h às 10h30, do Praia Acessível, na Praia de Iracema. O programa, realizado pela Secretaria de Turismo de Fortaleza, oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o banho de mar de pessoas com deficiência física e/ou motora ou dificuldade de locomoção.
Na área esportiva, na quinta-feira (20/09), acontecerão atividades paralímpicas, na Academia do Professor Darcy Ribeiro, de 14 às 16 horas. A programação conta ainda com sessão de cinema, no Shopping Benfica, para alunos com autismo; e relatos de práticas de inclusão da Rede Municipal.
Educação Inclusiva em Fortaleza
Fortaleza é destaque na edição do Censo Escolar 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo a 3ª capital do Brasil em matrículas na Educação Inclusiva e a 1ª do Norte e Nordeste. Atualmente, a Rede Municipal conta com 10.149 alunos matriculados.
Atendimento Educacional Especializado
Os alunos com deficiência matriculados na Rede de Ensino contam com Atendimento Educacional Especializado (AEE), no contraturno, seja nas 236 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), em instituições conveniadas à Prefeitura, ou por meio de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula comum. Além disso, dispõe de 456 profissionais de apoio escolar que realizam acompanhamento desses alunos e mais 569 assistentes de inclusão escolar, profissionais novos que estão atuando na modalidade neste ano letivo de 2022.
Na Rede Municipal, estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com altas habilidades ou superdotação têm pleno acesso à educação no âmbito da escola comum. A fim de garantir o direito inalienável à educação para todos, a Prefeitura organiza diferentes ações que englobam a implementação e a oferta de serviços para a Educação Inclusiva.