A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), realiza de 10 a 13 de fevereiro, de 17h às 21h, ação preventiva de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no Carnaval. A atividade teve início na abertura do Pré-Carnaval, no dia 12/01, e contou com a presença da equipe do Ministério do Trabalho, que identificou casos de mão de obra infantil.
A ação conta com o apoio dos programas Ponte de Encontro, Rede Aquarela e Adolescente Cidadão. Equipes estarão em vários pontos do Aterrinho da Praia de Iracema e Avenida Domingos Olímpio, locais que concentram grande número de pessoas nos dias de folia.
A sensibilização consiste na abordagem social e distribuição de materiais informativos para conscientizar a população sobre a necessidade de estar atento, prevenir e denunciar qualquer forma de negligência, exploração (inclusive laboral), violência, discriminação, maus tratos e abuso no exercício do poder familiar praticados contra crianças e adolescentes (nos termos do artigo 227 da Constituição Federal de 1988 e artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA).
Como denunciar no Carnaval
O Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza vai estar à disposição durante o Carnaval para receber denúncias de possíveis violações nos telefones 3238.1828 ou 98970.5479 ou por meio do Disque 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido.