A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), realizou 2.903 serviços de poda e recolhimento de árvores no primeiro trimestre de 2022. Desse total, foram contabilizados 2.642 podas e 261 recolhimentos de árvores caídas. As ações fazem parte do plano de trabalho preventivo para a quadra chuvosa, que segue em andamento na Capital.
A gestão municipal tem intensificado estes serviços, com o objetivo de reduzir as consequências da queda de árvores e quebra de galhos. “Temos um canal específico para solicitações de serviços de prevenção ou recolhimento de árvores caídas. A comunicação com a população ajuda a otimizar o trabalho das equipes e reduz os transtornos gerados com a queda de galhos ou árvores”, ressalta Ronaldo Nogueira, superintendente da UrbFor.
As podas de árvores são feitas de acordo com a necessidade da planta, seja para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas, desobstrução dos semáforos e placas de trânsito. O objetivo é garantir que a planta continue saudável. Todos os serviços são orientados por uma equipe técnica qualificada, composta por engenheiros agrônomos.
Solicitações de serviços de prevenção ou retirada da arborização das vias e logradouros públicos devem ser encaminhadas à UrbFor por meio do número de WhatsApp 9 8682.2269. A população também pode solicitar por meio da Central 156, por telefone, ou presencialmente nas Secretarias Regionais.
No caso de árvores caídas no período noturno, nos finais de semana e feriados, a demanda deve ser feita junto ao Corpo de Bombeiros (193). Após vistoria técnica, caso seja detectada a necessidade de poda ou corte de árvore, a UrbFor executará o procedimento.
Limpeza de recursos hídricos
Por meio da Secretaria da Gestão Regional (Seger), a Prefeitura está executando a limpeza de canais, lagoas e bocas de lobo em toda a cidade, com o objetivo de mantê-los limpos e conter riscos de inundação e alagamentos. Somente nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2022, já foram recolhidas 24.275,04 toneladas de lixo e aguapés desses espaços. A Prefeitura de Fortaleza realizou a limpeza em 125 canais e lagoas, além da desobstrução de mais de 2.000 bocas de lobo em diversos bairros de Fortaleza.
As intervenções nos recursos hídricos da cidade são realizadas como medidas preventivas e fazem parte do plano de trabalho do Comitê da Quadra Chuvosa. Para a realização dos serviços, a gestão conta com equipes de trabalhadores e o auxílio de retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas e caminhões multiuso. Além de lixo, as ações de limpeza recolhem móveis velhos, dejetos, recicláveis e aguapés.
Recuperação asfáltica
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Seger, também está realizando uma força-tarefa para serviços de reparo na pavimentação de ruas e avenidas em pontos movimentados da Capital.
Para garantir uma melhor mobilidade em Fortaleza, com segurança no tráfego do transporte público, pedestres, ciclistas e veículos em geral, a secretaria já realizou a recuperação das avenidas Murilo Borges (Luciano Cavalcante), Visconde do Rio Branco (Joaquim Távora), José Arthur Carvalho (Curió), Plácido Castelo (Jardim das Oliveiras), Domingos Olímpio (Centro), Luciano Carneiro (Vila União), José Jatahy (Farias Brito) e Luís Montenegro (Siqueira), e das ruas Dr. Joaquim Bento (Curió) e das Gaivotas (Jardim das Oliveiras).
As ações pontuais de reparo nas vias da capital seguem até o final da quadra chuvosa de 2022. Após a diminuição da incidência de chuvas, a Prefeitura irá realizar a intensificação dos serviços de recuperação asfáltica na cidade.