29 de October de 2014 em Infraestrutura
Prefeitura redimensiona paradas de ônibus em vias com faixas exclusivas para o transporte público
A medida resultará em um aumento na velocidade operacional dos ônibus, diminuindo o tempo de viagem dos passageiros
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), apresentou, nesta quarta-feira (29/10), o novo redimensionamento das paradas de ônibus nas vias que receberão faixas exclusivas para o transporte público. A medida garante que os pontos de paradas tenham uma média de 500 metros entre eles, o que resulta em um aumento na velocidade operacional dos ônibus e, consequentemente, diminui o tempo de viagem dos passageiros.
“Os pontos de paradas estão sendo redimensionados porque estão muito próximos. Vamos readequar de acordo com os manuais de engenharia e com o nosso manual técnico, que orienta que as paradas devem estar a uma distância de 500 metros”, explica o presidente da Etufor, Antônio Ferreira. Ele lembra ainda que os usuários andam, no máximo, 250 metros, já que a distância de um ponto para o outro não é percorrida em corredores exclusivos de ônibus.
O trabalho de redimensionamento, coordenado pelo Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (PAITT), garante também a melhoria das estruturas das paradas. Pontos que antes contavam somente com placas estão recebendo abrigos, e os antigos abrigos de concreto estão sendo substituídos por metálicos, mais modernos e que ofertam mais conforto aos passageiros. Além disso, os abrigos recebem uma comunicação visual que informa sobre as opções de linhas que passam por aquele local e seus respectivos itinerários. Essa comunicação auxilia os passageiros na hora de decidir qual a melhor opção de linha para fazer seu deslocamento ou para realizar a integração com o Bilhete Único.
O projeto conta ainda com a melhoria da iluminação nas paradas de ônibus, aumentando a sensação de segurança enquanto os passageiros aguardam o transporte.
O redimensionamento das paradas das Avenidas Antônio Sales e Bernardo Manuel está em fase de conclusão. A partir desta sexta-feira (31/10) estas vias contarão com faixas exclusivas para ônibus. Vias como Domingos Olímpio, José Bastos, Carapinima, Universidade, Alberto Sá, Dom Luís e Santos Dumont já passaram pelo processo de redimensionamento das paradas e os passageiros já usufruem do ganho de tempo com a realização de viagens mais rápidas por meio das faixas exclusivas.
Com a implantação das faixas exclusivas, a velocidade dos transportes públicos aumenta consideravelmente. “Estamos monitorando desde o início e já percebemos um ganho na velocidade. Já verificamos um aumento de até 40% na velocidade operacional, o que representa um ganho bastante representativo”, comenta o engenheiro do PAITT, Ezequiel Dantas. Esse aumento da velocidade reduz ainda o consumo de combustível e gases poluentes.
Faixas exclusivas de ônibus e ciclofaixa
A faixa a ser implantada na Av. Antônio Sales contará com um total de 4 km de extensão, no trecho compreendido entre as avenidas Dom Manoel e Engenheiro Santana Júnior. Entretanto, a intervenção será realizada em etapas, devendo ser totalmente concluída no dia 21 de novembro. A primeira etapa, que vai desde a Av. Sen. Virgílio Távora até a Av. Engenheiro Santana Júnior, será entregue nesta sexta-feira (31/10). Ao final da implantação, 13 linhas de ônibus que trafegam pela avenida serão beneficiadas.
Além das faixas exclusivas de ônibus, a Av. Antônio Sales também será contemplada com 3,5 km de ciclofaixa entre as ruas Visconde do Rio Branco e Monsenhor Catão. Como será necessário fazer um redimensionamento das faixas de tráfego de modo a atender tanto usuários de transporte coletivo quanto de bicicletas, o primeiro trecho a ser concluído estará situado no lado esquerdo da via entre a Av. Sen. Virgílio Távora e R. Monsenhor Catão, podendo ser utilizado pelos ciclistas a partir do dia 31 deste mês.
Já a implantação da faixa na Av. Bernardo Manuel tornará mais ágil a circulação de 13 linhas de ônibus entre as avenidas Presidente Costa e Silva (Perimetral) e Carlos Jereissatti (Aeroporto), totalizando 9,4 km de extensão. Para viabilizar ambos os serviços, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) implantará a nova sinalização ao lado direito de cada via, e fará a sinalização indicativa de horário de circulação. Posteriormente, serão instalados os equipamentos de fiscalização eletrônica a fim de garantir o respeito ao espaço de circulação dos ônibus.
Com a implantação das faixas nessas duas novas vias, Fortaleza passará a contar com um total de 44,1 quilômetros de priorização do transporte coletivo e, até julho de 2015, esse número será de 122 quilômetros.
Prefeitura redimensiona paradas de ônibus em vias com faixas exclusivas para o transporte público
A medida resultará em um aumento na velocidade operacional dos ônibus, diminuindo o tempo de viagem dos passageiros
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), apresentou, nesta quarta-feira (29/10), o novo redimensionamento das paradas de ônibus nas vias que receberão faixas exclusivas para o transporte público. A medida garante que os pontos de paradas tenham uma média de 500 metros entre eles, o que resulta em um aumento na velocidade operacional dos ônibus e, consequentemente, diminui o tempo de viagem dos passageiros.
“Os pontos de paradas estão sendo redimensionados porque estão muito próximos. Vamos readequar de acordo com os manuais de engenharia e com o nosso manual técnico, que orienta que as paradas devem estar a uma distância de 500 metros”, explica o presidente da Etufor, Antônio Ferreira. Ele lembra ainda que os usuários andam, no máximo, 250 metros, já que a distância de um ponto para o outro não é percorrida em corredores exclusivos de ônibus.
O trabalho de redimensionamento, coordenado pelo Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (PAITT), garante também a melhoria das estruturas das paradas. Pontos que antes contavam somente com placas estão recebendo abrigos, e os antigos abrigos de concreto estão sendo substituídos por metálicos, mais modernos e que ofertam mais conforto aos passageiros. Além disso, os abrigos recebem uma comunicação visual que informa sobre as opções de linhas que passam por aquele local e seus respectivos itinerários. Essa comunicação auxilia os passageiros na hora de decidir qual a melhor opção de linha para fazer seu deslocamento ou para realizar a integração com o Bilhete Único.
O projeto conta ainda com a melhoria da iluminação nas paradas de ônibus, aumentando a sensação de segurança enquanto os passageiros aguardam o transporte.
O redimensionamento das paradas das Avenidas Antônio Sales e Bernardo Manuel está em fase de conclusão. A partir desta sexta-feira (31/10) estas vias contarão com faixas exclusivas para ônibus. Vias como Domingos Olímpio, José Bastos, Carapinima, Universidade, Alberto Sá, Dom Luís e Santos Dumont já passaram pelo processo de redimensionamento das paradas e os passageiros já usufruem do ganho de tempo com a realização de viagens mais rápidas por meio das faixas exclusivas.
Com a implantação das faixas exclusivas, a velocidade dos transportes públicos aumenta consideravelmente. “Estamos monitorando desde o início e já percebemos um ganho na velocidade. Já verificamos um aumento de até 40% na velocidade operacional, o que representa um ganho bastante representativo”, comenta o engenheiro do PAITT, Ezequiel Dantas. Esse aumento da velocidade reduz ainda o consumo de combustível e gases poluentes.
Faixas exclusivas de ônibus e ciclofaixa
A faixa a ser implantada na Av. Antônio Sales contará com um total de 4 km de extensão, no trecho compreendido entre as avenidas Dom Manoel e Engenheiro Santana Júnior. Entretanto, a intervenção será realizada em etapas, devendo ser totalmente concluída no dia 21 de novembro. A primeira etapa, que vai desde a Av. Sen. Virgílio Távora até a Av. Engenheiro Santana Júnior, será entregue nesta sexta-feira (31/10). Ao final da implantação, 13 linhas de ônibus que trafegam pela avenida serão beneficiadas.
Além das faixas exclusivas de ônibus, a Av. Antônio Sales também será contemplada com 3,5 km de ciclofaixa entre as ruas Visconde do Rio Branco e Monsenhor Catão. Como será necessário fazer um redimensionamento das faixas de tráfego de modo a atender tanto usuários de transporte coletivo quanto de bicicletas, o primeiro trecho a ser concluído estará situado no lado esquerdo da via entre a Av. Sen. Virgílio Távora e R. Monsenhor Catão, podendo ser utilizado pelos ciclistas a partir do dia 31 deste mês.
Já a implantação da faixa na Av. Bernardo Manuel tornará mais ágil a circulação de 13 linhas de ônibus entre as avenidas Presidente Costa e Silva (Perimetral) e Carlos Jereissatti (Aeroporto), totalizando 9,4 km de extensão. Para viabilizar ambos os serviços, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) implantará a nova sinalização ao lado direito de cada via, e fará a sinalização indicativa de horário de circulação. Posteriormente, serão instalados os equipamentos de fiscalização eletrônica a fim de garantir o respeito ao espaço de circulação dos ônibus.
Com a implantação das faixas nessas duas novas vias, Fortaleza passará a contar com um total de 44,1 quilômetros de priorização do transporte coletivo e, até julho de 2015, esse número será de 122 quilômetros.