A Prefeitura de Fortaleza reforça, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a importância de a população continuar aderindo à vacinação contra a Febre Amarela. O imunizante é ofertado nos 116 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.
Público-alvo
O imunobiológico está disponível para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade. Crianças de 9 meses a 4 anos receberão duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias, sendo a primeira dose com 9 meses de idade e o reforço com 4 anos de idade. A partir de 5 anos de idade, apenas uma dose é necessária.
Gestantes, lactantes, crianças menores de seis meses, transplantados e pessoas vivendo com HIV e/ou imunossuprimidos são grupos contraindicados ao recebimento do imunizante, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde.
Antes da determinação, a vacina era aplicada somente em pessoas que iriam realizar viagem para áreas endêmicas da Febre Amarela, em oito Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), apresentando comprovante de viagem. Com a ampliação, qualquer pessoa que se encaixe na faixa etária do público-alvo pode comparecer a qualquer posto de saúde, com um documento oficial com foto para receber o imunizante.
Balanço
Fortaleza já aplicou 279.431 doses contra Febre Amarela desde que a vacina passou a fazer parte do calendário de imunização do Município, em setembro de 2021. A SMS reforça que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem os postos de saúde para tomar o imunobiológico.
“A vacinação de todos é essencial para criar uma barreira de proteção para que a doença não se desenvolva, lembrando que não só de febre amarela, mas como todas as vacinas ofertadas pelo SUS”, ressalta Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.
A doença
A Febre Amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos infectados. Os sintomas mais comuns são febre, dores musculares acompanhadas de dor lombar significativa, dor de cabeça, perda de apetite, náuseas ou vômitos. Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem após 3 ou 4 dias.
Desde 2016, o Ministério da Saúde vem ampliando a vacinação contra a Febre Amarela em alguns estados. Em 2020, algumas áreas do Ceará foram incluídas, e em 2021, Fortaleza entrou na 2ª etapa de implantação, onde os 116 postos de saúde da Capital passaram a receber o imunizante.
Confira os endereços dos 116 postos de saúde de Fortaleza
Casos suspeitos
A SMS esclarece que não há, na Capital, nenhum caso de Febre Amarela silvestre ou urbana confirmado.