A Prefeitura de Fortaleza intensifica, nesta quinta-feira (22/11) e sexta-feira (23/11), os trabalhos de limpeza em toda extensão da orla da Avenida Beira-Mar e Praia de Iracema. Nos últimos dias, essas regiões da Capital foram atingidas por atividades marítimas, conhecidas por ressaca da maré e “swell”, que arremessaram areia e pedras no calçadão.
Para reparar as consequências do fenômeno marítimo, a Prefeitura, por meio das Secretarias Regional II, Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e Defesa Civil, realiza operação de limpeza da área com varrição, devolução da areia e das pedras ao seu local de origem e desobstrução das galerias de águas pluviais, também prejudicadas com o avanço da maré. Os serviços são realizados por uma equipe de aproximadamente 60 pessoas.
“Desde a madrugada de quinta-feira (22/11), os trabalhos permanentes foram intensificados com o objetivo de prevenir alagamentos nas vias e devolver em perfeitas condições o calçadão para assegurar o passeio de pedestres e o acesso à ciclofaixa para os cliclistas e coopistas. Toda a equipe da Regional II e diversos órgãos municipais estão empenhados nesse processo de reparar e minimizar os possíveis danos causados por este fenômeno natural. Estamos monitorando para dar celeridade na resolução dos problemas causados pela ressaca da maré”, afirma o titular da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa.
De acordo com a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), desde o início da ressaca da maré na última segunda-feira (19/11), foram registradas ondas de dois metros e meio de altura, tamanho razoável comparado a março deste ano quando nós tivemos ondas de três metros e meio de altura. O aumento da atividade marítima terminou na madrugada desta quinta-feira (22/11).