A Prefeitura de Fortaleza vacinou um total de 18.153 pessoas contra o coronavírus na última semana. Desde a chegada da vacina à Capital, na última segunda-feira (18/01), até ontem (24/01), foram vacinados 16.763 trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, além de 1.390 idosos institucionalizados e profissionais que atuam nas instituições.
A equipe de imunização atuou no Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher), nas 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), no bairro Pici. Por meio de parceria com o Governo do Estado, profissionais dos hospitais estaduais São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e Leonardo da Vinci (HLV) também receberam a vacinação.
A vacinação foi realizada, ainda, em 11 instituições de longa permanência. Durante o final de semana, também foram vacinados profissionais das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). A aplicação do imunobiológico ocorreu em um equipamento de saúde da Capital. Ainda esta semana, a Prefeitura deve realizar a vacinação dos trabalhadores que atuam na linha de frente contra a pandemia nas unidades e instituições em que atuam.
Os grupos vacinados na última semana receberam a vacina CoronaVac, imunizante produzido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Fortaleza recebeu 80 mil vacinas, que serão aplicadas em duas doses.
Agendamento para idosos e profissionais de saúde
Após liberação do imunizante da Oxford/AstraZeneca, o Município deve receber uma porcentagem das doses destinadas ao Ceará, que chegaram ao Estado na noite do último sábado (23/01). Com isso, a Prefeitura de Fortaleza liberou, ontem (24/01), o agendamento da vacina para os demais trabalhadores da saúde e para idosos acima de 75 anos. O procedimento pode ser realizado pelo Aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou pelo site Vacine Já.