A Prefeitura de Fortaleza irá reconhecer oficialmente, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), o Instituto do Ceará como Patrimônio Turístico da Capital. Organização sem fins lucrativos, o Instituto é o quarto equipamento da cidade a receber o reconhecimento. Desde 2016, três instituições da iniciativa privada já receberam o título: o Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza, o Museu da Fotografia e o Iate Clube de Fortaleza. A solenidade acontece na próxima segunda-feira (14/10), às 15 horas, no Instituto do Ceará.
Para o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, as cidades têm que trabalhar cada vez mais dentro da nova dinâmica do turismo no mundo. “Hoje o visitante quer viver experiências e o turismo cultural proporciona isso. Os patrimônios imateriais, como o que temos no Instituto do Ceará, têm um grande potencial e devem ser reconhecidos como destinos turísticos também”, observa. A partir de agora, o equipamento fará parte das ações de promoção da capital cearense realizadas pela Setfor.
Fundado em março de 1844, o Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, é uma das instituições culturais mais antigas do estado e do país. Conta com museu, hemeroteca, biblioteca, auditórios, setor de audiovisual e laboratório de restauro e conservação, além de um acervo formado por cerca de 40 mil itens, entre livros, jornais e a revista do Instituto.
O Instituto do Ceará tem sede no Palacete Jeremias Arruda, construído em entre 1919 e 1920, e teve seu tombamento definitivo aprovado em fevereiro deste ano pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa), ligado à Secretaria Estadual da Cultura (Secult).