A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, realizou, nesta terça-feira feira (02/04), a inauguração da Gibiteca da Rede Cuca. O evento que teve início às 14h, na Rede Cuca Mondubim, contou com a presença do coordenador de Juventude, Julio Brizzi, e da primeira-dama do Município, Carol Bezerra. A ação também contou com a participação de crianças, adolescentes e jovens que participam do projeto integração e lotaram a biblioteca do equipamento para prestigiar o evento.
Durante a inauguração, aconteceu exposição de coleção de revistas em quadrinhos raras, apresentações de flutebox, com Érica Sousa, e de K-pop, com o grupo Cypher, além de bate-papo sobre o filme Capitã Marvel e intervenção de cosplays.
Para Julio Brizzi, que destacou a parceria com a primeira-dama, a Gibiteca é mais um importante espaço da Capital para estimular o interesse pela leitura entre os jovens. “Por se tratar de uma leitura fácil, com figuras e cores, os gibis estimulam a empatia e uma série de habilidades em crianças e adolescentes. A Gibiteca reforça o incentivo à leitura e fortalece as bibliotecas que já existem na Rede Cuca”, analisa.
Na oportunidade, além de oficializar a inauguração do novo espaço da Rede Cuca, a primeira-dama lançou a Semana do Livro Infantil, evento que acontecerá entre os dias 10 e 12 de abril e visa estimular ainda mais o hábito da leitura entre as crianças de Fortaleza. Carol Bezerra ressaltou a importância do trabalho em conjunto com a Rede Cuca. “A gente que trabalha com a primeira infância, não pode somente trabalhar exclusivamente com a infância. Tem que trabalhá-la integrada com a juventude”, afirmou.
Gibiteca
A Gibiteca é um espaço, dentro das bibliotecas das Redes Cuca Barra, Jangurussu e Mondubim, especialmente destinado aos gibis que buscará potencializar a leitura deste movimento artístico que combina os códigos imagem e texto.
A iniciativa contribui para o alcance de resultados positivos na área da infância e juventude, consolidando e favorecendo o “Fortaleza Amiga da Criança”.
O novo espaço busca ainda disponibilizar mais um local para a cultura pop. Serão destacados o acervo, programação anual e a importância das histórias em quadrinhos para o fortalecimento da leitura para a juventude na Cidade.
Saiba mais
Diariamente, em média, 150 jovens frequentam as bibliotecas localizadas nos três equipamentos da Rede Cuca, localizados na Barra do Ceará, no Mondubim e no Jangurussu.