Os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Fortaleza que favorecem a convivência das crianças nos espaços públicos foram destaque no terceiro dia de "Mobilize Summit". A primeira-dama de Fortaleza Carol Bezerra falou na manhã desta quarta-feira (26/06) sobre as ações e a importância da valorização da Primeira Infância na cidade. O painel foi moderado pela diretora executiva do ITDP Brasil, Clarice Link. O Mobilize Summit é um encontro internacional sobre mobilidade sustentável que acontece desde segunda-feira (24/06) no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, reunindo gestores públicos, especialistas e pesquisadores de todo o mundo.
Os projetos “Praça Amiga da Criança”, “Praia Acessível”, “Mini Bicicletar”, “Areninhas”, “Caminhos da Escola”, “Bilhetinho” e “Ciclofaixa de lazer” foram algumas das ações exitosas apresentadas como facilitadoras e propulsoras da mobilidade sustentável em Fortaleza, além de contribuir para o lazer e o fortalecimento de vínculos familiares. “Eu me orgulho muito de fazer parte de uma cidade que prioriza a causa da infância e da mobilidade sustentável. A partir de um trabalho intersetorial, conseguimos colocar a pauta da infância como destaque em diversas ações”, comenta.
No caso das praças, Carol definiu como um importante equipamento para o desenvolvimento infantil, favorecendo o brincar e o fortalecimento dos vínculos. “A Praça Amiga da Criança trouxe brinquedos e também academia ao ar livre e melhor iluminação. Quando a gente trata sobre o desenvolvimento da criança não pode falar só da criança, porque ela precisa também do vínculo com a mãe para se desenvolver. Assim, com esse novo espaço de convivência, toda a comunidade se transforma”.
Atualmente, Fortaleza possui 268 praças com parquinhos infantis, intituladas Praça Amiga da Criança. As crianças também podem usufruir do sistema de compartilhamento de bicicletas, o Mini Bicicletar. São 50 bicicletas infantis, distribuídas em cinco estações e que já proporcionaram mais de 16 mil passeios pela cidade. Já as crianças com deficiência ou mobilidade reduzida tem a possibilidade de acessar o mar através do projeto “Praia Acessível”, realizado em parceria com o Governo do Estado. Cerca de 2 mil crianças já foram beneficiadas com o uso de esteiras e cadeiras anfíbias no lazer assistido na praia.
O painel também abordou a importância da intersetorialidade e da compreensão dos gestores públicos em incluírem a infância nas pautas de atuação. A diretora executiva do ITDP Brasil, Clarice Link, destacou que a agenda da Primeira infância é recente no Brasil, mas que já é capaz de trazer mudanças significativas na cidade. “Espero que Fortaleza inspire outras cidades, porque a gente precisa desse olhar estratégico e transversal”, pontuou.
Esta é a quarta edição do “Mobilize Summit". O evento é organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês), em parceria com a Fundação de Pesquisa e Educação da Volvo (Volvo Research and Education Foundation), nas cidades que desenvolvem projetos inovadores de mobilidade urbana sustentável.