A primeira noite de shows do encerramento do Férias em Fortaleza reuniu milhares de pessoas no Aterrinho da Praia de Iracema nesta quinta-feira (28/07). Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o evento agregou os ritmos da DJ Maarji, a influência da guitarrada paraense, do brega romântico e de canções carnavalescas do grupo Piracema e a apresentação do show “Imaculada”, de Alice Caymmi, para fechar a noite.
Os shows marcam a retomada dos grandes eventos, de acordo com a secretária executiva da Secultfor, Paola Braga. "Nossa curadoria pensou muito em quais seriam as atrações, com artistas locais, nacionais, predominantemente feminina. Ficamos felizes de ter acertado e de poder oferecer, para a população de Fortaleza e também para os turistas, uma programação tão plural", afirmou.
Além disso, Paola avalia que a festa também é um importante fator de aquecimento econômico, sobretudo por conta do período de férias, cuja previsão do Observatório do Turismo é de que Fortaleza receba cerca de 400 mil visitantes. "Cultura é economia e, no Férias em Fortaleza, a gente resolveu fazer esses eventos descentralizados, mas sobretudo aqui na praia de Iracema, que reúne pessoas de todos os cantos da cidade", enfatizou a secretária.
Yrallyps Mota e Marcela Sales, moradores da Praia de Iracema, são fãs das atrações da programação e marcaram presença já nesta primeira noite de encerramento. "Por conta da pandemia, ainda não tinha vivido uma festa grande. Eu nem imaginava que a estrutura teria essa dimensão, está tudo muito legal", elogiou Yrallyps.
Já Eliane Silva veio passear na orla de Fortaleza com o filho e dois sobrinhos e resolveu aproveitar a ocasião para curtir um som em família. "Achei muito seguro, muita família, está tudo muito bonito. Estamos aqui dançando e vamos esticar até mais tarde", afirmou.
Mais do que o retorno das atividades culturais, o período de férias também representa a retomada dos trabalhos para músicos e outros profissionais dessa indústria. Conforme o vocalista e guitarrista da banda Piracema, João Dias, a sensação é a de que todo fim de semana de julho é de festa. "Somos filhos dos Carnaval, do Norte e Nordeste. Depois de muito tempo em casa, estar de volta mexeu muito com a gente. E a Piracema é fruto desse fogo, dessa vontade de estar em festa", ressaltou.
A estrutura do evento contou com operação especial de tráfego para garantir a segurança dos pedestres, realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC); além de reforço na segurança por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF); fiscalização do ordenamento e controle do comércio pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis); ação protetiva para possíveis casos de violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci); e ação educativa para crianças Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa) em parceria com a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor).
Programação
As apresentações musicais seguem no palco da Praia de Iracema. Nesta sexta-feira (28/07), as atrações são a DJ Maria Tavares, Os Transacionais, Ana Cañas e Academia da Berlinda, enquanto no sábado (30/07), sobem ao palco Coletivo Som da Caixa, Mariana Aydar, Céu e Flora Matos.
As apresentações também têm transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura e pela TV Terra do Sol (canal 42.1).