A Prefeitura de Fortaleza convocou os alunos aprovados na primeira turma do Concurso da Guarda Municipal para a assinatura do Termo de Posse, nesta terça-feira (14/05). O momento ocorreu na sede da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), no bairro Messejana. O procedimento é o último antes da formatura da turma para, a partir de então, reforçar a segurança em Fortaleza.
Silvio Braga é um dos novos guardas que assinou o termo de posse e, segundo ele, o momento é um marco feliz e de expectativa de uma nova jornada. “O sentimento agora é de felicidade! Felicidade é a palavra, pois é a realização de um sonho, depois de muito estudo, muito trabalho. Vir assinar o termo de posse é a conclusão, né? E o início de uma nova jornada que tem tudo pra ser brilhante, se Deus quiser”, ressalta.
Para Irlana dos Santos, a expectativa por este momento já vem de alguns dias. “Mesmo ansiosa e não tendo dormido direito devido a expectativa para este momento, o coração está engrandecido, muito feliz pela conquista. Não tenho nem o que falar de tanta felicidade que não cabe em mim. É realmente me sentir útil, vai servir de fato”, explica.
Formação
Os aprovados passaram pela última etapa do concurso, que consistiu no curso de formação com disciplinas de conhecimentos jurídicos e específicos sobre a Guarda Municipal, técnicas de busca, algemação e abordagem a pessoas e veículos, noções de segurança cidadã, uso seletivo da força, técnicas de acolhimento e mediação cidadã, prestação de assistência a pessoa em situação de vulnerabilidade, além da rotina operacional de serviço em postos fixos e de serviço móvel e de legislação internacional sobre direitos humanos.
No Termo de Posse, os novos agentes confirmam que passaram por perícia médica admissional junto ao Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM) e entregaram documentos específicos para a realização de cadastro nos sistemas de gestão de pessoas do Município. Também se comprometem a acatar as regras estabelecidas na pela Lei complementar nº 38/2007, que rege o Regulamento Disciplinar Interno da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, além do respeito ao Código de Ética, Conduta e Integridade da Administração Pública Municipal de Fortaleza, conforme lei nº 11.360, de 03 de maio de 2023.
Após meses de preparação, a expectativa de atuar com a população de Fortaleza já é uma realidade para Renisson Rodrigues. “Assinar o termo de posse é um sentimento, primeiramente, de vitória, de conseguir chegar até aqui. Foram meses de estudo, meses me preparando para testes físicos, psicológicos, para chegar a esse momento, após o curso de formação. Agora, as expectativas são as melhores possíveis. Estou ansioso para poder servir a população de Fortaleza e poder ajudar no que for preciso, com as melhores ferramentas possíveis junto à Guarda Municipal”, enfatiza.
Primeira turma
A primeira turma compõe 221 candidatos aprovados, entre 166 candidatos que concorreram na ampla concorrência, 43 como pessoas pretas ou pardas e mais 12 pessoas com deficiência. Até o final deste mês, em data e local ainda a serem divulgados, ocorrerá a Solenidade de Formatura.
2ª Turma do Curso de Formação
Além dos 221 guardas municipais que assinam posse esta semana, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Academia da Segurança Cidadã (Amsec), está capacitando outros 280 alunos pertencentes à 2ª Turma do Curso de Formação da Guarda Municipal. Todo o curso é realizado em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Com a conclusão da segunda turma, 501 novos guardas municipais estarão aptos para contribuir com a segurança da nossa cidade.
Sobre o concurso
A gestão municipal ofertou 1.000 vagas, distribuídas da seguinte forma: 750 para ampla concorrência, 50 para pessoas com deficiência e 200 para pessoas negras e pardas A remuneração é de R$ 3.152,78 para jornada de trabalho de 40 horas semanais, havendo ainda auxílio-alimentação e vantagens inerentes por desempenho da função.