O primeiro sábado (02/02) do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza começou com muita alegria no rosto e samba no pé para celebrar a diversidade nas areias do Aterro da Praia de Iracema. No cortejo e no palco principal, não faltou muita animação com os tradicionais blocos da Cidade.
Com o tema "Liberdade que faz Brilhar Nossa Alegria", o Pré-Carnaval no Aterro contou, neste final de semana, com as apresentações locais do Afoxé Acabaca, Maracatu Solar, Blocos Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila, Cheiro e Bonde Batuque.
Como atração nacional, a bateria da Escola de Samba União da Ilha animou a todos e mostrou a que veio, quando colocou os presentes para dançar. “Trouxemos muito samba, nossa bateria, nossa escola para tornar essa noite emocionante. É sempre fantástico se apresentar aqui”, declarou Ito Melodia, interprete oficial da escola de samba.
Presente na festividade, Priscila Moreira contou o que achou da programação da Prefeitura para esse sábado. “Todo ano venho curtir o pré-carnaval aqui e não tenho do que reclamar. Está muito bem organizado, muita folia. A Prefeitura está de parabéns por estar estimulando a cultura, com segurança, além de dar oportunidade de todos brincarem e curtirem os espaços públicos da cidade com ótimas apresentações”, afirmou.
Já Francisca Gomes aproveitou o evento para ganhar uma renda extra, que a possibilitará ajudar em casa. “Para gente é mais uma oportunidade que temos de ganharmos um dinheiro, da gente poder fazer nossas coisas de forma honesta e ainda nos divertirmos”, disse.
Neste ano, a Gestão, pensando no bem-estar daqueles que gostam de curtir a folia, inovou, como explicou Norma Paula, coordenadora de Ação Cultural da Secretaria de Cultura. “Com o crescimento do evento, verificamos que a mudança do Aterrinho para o Aterro de Iracema traria mais conforto para todos brincarem, andarem, além de trazer melhor fluidez ao trânsito da Cidade”, declarou.
Ainda neste sábado (02/02), fortalezenses aproveitaram outras apresentações promovidas pela Prefeitura em diversos locais, como os Bloco Concentra Mas Não Sai (Praça do Ferreira), Num Ispaia Sinão Ienche (Mocinha), Roberta Fiúza e Bloco das Travestidas (Largo dos Tremembés), DJ Adrian Brasil, Atila Lopes e Banda Severina Brown (Mercado dos Pinhões).
O Ciclo Carnavalesco da Capital cresce a cada ano, fortalecendo a diversidade cultural da capital cearense. O período atrai a população local e turistas para a ocupação do espaço público e favorece o crescimento econômico da cidade, promovendo a responsabilidade social, o respeito às diversidades e ao meio ambiente.
Polos da Folia
O Pré-Carnaval de Fortaleza conta com nove polos, descentralizando e democratizando a folia. Além do Aterro da Praia de Iracema, fazem parte da programação os plos do Benfica, Largo dos Tremembés, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público, Polo dos Queijos e Praça do Ferreira.