01 de July de 2016 em Social
Procon Fortaleza divulga balanço da Operação Gasolina Pura
O Procon Fortaleza divulgou, nesta sexta-feira (01/07), o balanço da Operação Gasolina Pura, que verificou a qualidade de combustível vendidos na Capital. Dos 25 postos de combustível visitados, em 17 foram encontradas irregularidades. Três bombas de combustível foram interditadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que também participou da Operação realizada entre os dias 28 e 30 de junho.
A maioria dos estabelecimentos foi autuada por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Postos de combustível e lojas de conveniência não apresentavam os produtos com os respectivos preços, bem como não informavam a data de validade de itens comercializados. Os estabelecimentos autuados pelo Procon Fortaleza responderão a processo administrativo e poderão pagar multa de até R$ 11 milhões.
O Procon iniciou a Operação após receber denúncias de consumidores que foram vítimas ou que desconfiaram da qualidade da gasolina comercializada na Capital. A ANP foi convidada para analisar a qualidade e quantidade do combustível em Fortaleza, tendo em vista ser este o órgão governamental que estabelece as especificações técnicas dos derivados de petróleo, gás natural e de biocombustíveis.
A ANP chegou a interditar três bombas de combustível por irregularidades como água e pressão do combustível acima do permitido. A partir da autuação/interdição pelos fiscais da ANP, é aberto um processo administrativo que poderá resultar em multa de até R$ 5 milhões, dependendo da irregularidade constatada.
Denúncias continuam
O Procon informa que denúncias podem continuar sendo realizadas nos canais de atendimento do órgão:
- Aplicativo Procon Fortaleza. Basta baixar no Android: Procon Fortaleza; ou no sistema iOS: http://applink.com.br/procon.fortaleza
- Página na internet www.fortaleza.ce.gov.br/procon, no link Atendimento Virtual
- Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta "Procon Acessibilidade", na internet
- Central de Atendimento ao Consumidor, 151
- Pelo atendimento presencial no Procon Centro (Rua Major Facundo, 869) e ainda no Núcleo Vapt Vupt (ao lado do Terminal de Ônibus de Messejana)
Procon Fortaleza divulga balanço da Operação Gasolina Pura
O Procon Fortaleza divulgou, nesta sexta-feira (01/07), o balanço da Operação Gasolina Pura, que verificou a qualidade de combustível vendidos na Capital. Dos 25 postos de combustível visitados, em 17 foram encontradas irregularidades. Três bombas de combustível foram interditadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que também participou da Operação realizada entre os dias 28 e 30 de junho.
A maioria dos estabelecimentos foi autuada por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Postos de combustível e lojas de conveniência não apresentavam os produtos com os respectivos preços, bem como não informavam a data de validade de itens comercializados. Os estabelecimentos autuados pelo Procon Fortaleza responderão a processo administrativo e poderão pagar multa de até R$ 11 milhões.
O Procon iniciou a Operação após receber denúncias de consumidores que foram vítimas ou que desconfiaram da qualidade da gasolina comercializada na Capital. A ANP foi convidada para analisar a qualidade e quantidade do combustível em Fortaleza, tendo em vista ser este o órgão governamental que estabelece as especificações técnicas dos derivados de petróleo, gás natural e de biocombustíveis.
A ANP chegou a interditar três bombas de combustível por irregularidades como água e pressão do combustível acima do permitido. A partir da autuação/interdição pelos fiscais da ANP, é aberto um processo administrativo que poderá resultar em multa de até R$ 5 milhões, dependendo da irregularidade constatada.
Denúncias continuam
O Procon informa que denúncias podem continuar sendo realizadas nos canais de atendimento do órgão:
- Aplicativo Procon Fortaleza. Basta baixar no Android: Procon Fortaleza; ou no sistema iOS: http://applink.com.br/procon.fortaleza
- Página na internet www.fortaleza.ce.gov.br/procon, no link Atendimento Virtual
- Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta "Procon Acessibilidade", na internet
- Central de Atendimento ao Consumidor, 151
- Pelo atendimento presencial no Procon Centro (Rua Major Facundo, 869) e ainda no Núcleo Vapt Vupt (ao lado do Terminal de Ônibus de Messejana)