30 de March de 2015 em Social

Procon Fortaleza divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2014


De acordo com as informações do Sindec, foram registrados 14.589 atendimentos em 2014 no Procon Fortaleza

Nesta segunda-feira (30/3), o Procon Fortaleza divulgou o cadastro de reclamações fundamentadas de 2014. Produtos de informática, cartão de crédito, aparelho celular e eletrônicos lideram o ranking de reclamações dos consumidores. As informações são consolidados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, e divulgados pelos órgãos de defesa do consumidor, como prevê o artigo 44 da Lei 8.078/90.

De acordo com as informações do Sindec, foram registrados 14.589 atendimentos em 2014 no Procon Fortaleza. Desse total, 4.727 foram de reclamações fundamentadas que originaram processos administrativos internos com acompanhamento e orientação jurídica, e que resultaram em atendimento satisfatório com demanda atendida, como mostra o percentual de 71% (3.355) e 29% (1.372) em que não ocorreu conciliação entre as partes.

Para a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o índice de resolutividade comprova a eficiência e o atendimento das demandas. "É bom ressaltar que, mesmo em casos em que não tenhamos conciliação, se for constatada a abusividade da empresa na prestação do serviço, o Procon pode determinar multas que variam entre R$ 640,00 e R$ 9,6 milhões como forma de punir infrações ao Código de Defesa do Consumidor", esclareceu.

As áreas mais reclamadas pelos consumidores são produtos 2.282 (48,28%); assuntos financeiros 1.268 (26,82%); serviços essenciais 698 (14,77%); serviços privados 394 (8,34%); saúde 56 (1,18%) e habitação 29 (0,6%).

No ranking dos mais reclamados, estão entre os 10 principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: No ranking dos mais reclamados, estão entre os 10 principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: Oi (478); Itaú (214); Bradesco (182); CCE/Digibras/Lenovo (158); Rabelo (132); Claro/Embratel (129); Ricardo Eletro/Lojas Insinuante/Eletro Shopping/City Lar (105); Caixa Econômica Federal (95); Grupo Pão de Açúcar (93); e SKY (91).

Clique aqui e acesse aqui o ranking completo.

Segundo Cláudia Santos, o Procon vai notificar e abrir processo administrativo contra as empresas mais reclamadas para que prestem esclarecimentos sobre as ações de atendimento das demandas dos consumidores. A Diretora avalia ainda que as empresas poderiam resolver as demandas por meio de Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), evitando transtornos e aborrecimentos aos consumidores.

Menor resolutividade
Ainda sobre as empresas mais reclamadas, o Sindec elaborou uma lista com o percentual de reclamações não atendidas. Nesse caso, os bancos lideram o ranking das empresas com menor resolutividade. As 10 primeiras empresas com o respectivo índice de resolutividade em 2014 foram: Santander (42,17%); Itaú (42,52%); Caixa Econômica Federal (52,63%); Banco do Brasil (59,38%); Bradesco (64,29%); Coelce (65,85%); Cagece (71,88%); SKY (73,63%); Eletrônica Moriá (77,94%); e Cardif/BGN/Cetelem (78,16%).

Saiba mais
Todas as demandas registradas pelo Procon Fortaleza seguem para o cadastro do Sindec e recebem uma classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por parte dos órgãos de defesa do consumidor, dos órgãos de imprensa, como também por parte dos consumidores.

Como denunciar
- Central de Atendimento ao Consumidor - 151, no horário comercial
- Portal da Prefeitura de Fortaleza - www.fortaleza.ce.gov.br/procon
- Procon Centro (Sede) - Rua Major Facundo, 869
- Procon Núcleo Messejana (Vapt Vupt) - ao lado do Terminal de Messejana

Procon Fortaleza divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2014

De acordo com as informações do Sindec, foram registrados 14.589 atendimentos em 2014 no Procon Fortaleza

Nesta segunda-feira (30/3), o Procon Fortaleza divulgou o cadastro de reclamações fundamentadas de 2014. Produtos de informática, cartão de crédito, aparelho celular e eletrônicos lideram o ranking de reclamações dos consumidores. As informações são consolidados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, e divulgados pelos órgãos de defesa do consumidor, como prevê o artigo 44 da Lei 8.078/90.

De acordo com as informações do Sindec, foram registrados 14.589 atendimentos em 2014 no Procon Fortaleza. Desse total, 4.727 foram de reclamações fundamentadas que originaram processos administrativos internos com acompanhamento e orientação jurídica, e que resultaram em atendimento satisfatório com demanda atendida, como mostra o percentual de 71% (3.355) e 29% (1.372) em que não ocorreu conciliação entre as partes.

Para a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o índice de resolutividade comprova a eficiência e o atendimento das demandas. "É bom ressaltar que, mesmo em casos em que não tenhamos conciliação, se for constatada a abusividade da empresa na prestação do serviço, o Procon pode determinar multas que variam entre R$ 640,00 e R$ 9,6 milhões como forma de punir infrações ao Código de Defesa do Consumidor", esclareceu.

As áreas mais reclamadas pelos consumidores são produtos 2.282 (48,28%); assuntos financeiros 1.268 (26,82%); serviços essenciais 698 (14,77%); serviços privados 394 (8,34%); saúde 56 (1,18%) e habitação 29 (0,6%).

No ranking dos mais reclamados, estão entre os 10 principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: No ranking dos mais reclamados, estão entre os 10 principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: Oi (478); Itaú (214); Bradesco (182); CCE/Digibras/Lenovo (158); Rabelo (132); Claro/Embratel (129); Ricardo Eletro/Lojas Insinuante/Eletro Shopping/City Lar (105); Caixa Econômica Federal (95); Grupo Pão de Açúcar (93); e SKY (91).

Clique aqui e acesse aqui o ranking completo.

Segundo Cláudia Santos, o Procon vai notificar e abrir processo administrativo contra as empresas mais reclamadas para que prestem esclarecimentos sobre as ações de atendimento das demandas dos consumidores. A Diretora avalia ainda que as empresas poderiam resolver as demandas por meio de Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), evitando transtornos e aborrecimentos aos consumidores.

Menor resolutividade
Ainda sobre as empresas mais reclamadas, o Sindec elaborou uma lista com o percentual de reclamações não atendidas. Nesse caso, os bancos lideram o ranking das empresas com menor resolutividade. As 10 primeiras empresas com o respectivo índice de resolutividade em 2014 foram: Santander (42,17%); Itaú (42,52%); Caixa Econômica Federal (52,63%); Banco do Brasil (59,38%); Bradesco (64,29%); Coelce (65,85%); Cagece (71,88%); SKY (73,63%); Eletrônica Moriá (77,94%); e Cardif/BGN/Cetelem (78,16%).

Saiba mais
Todas as demandas registradas pelo Procon Fortaleza seguem para o cadastro do Sindec e recebem uma classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por parte dos órgãos de defesa do consumidor, dos órgãos de imprensa, como também por parte dos consumidores.

Como denunciar
- Central de Atendimento ao Consumidor - 151, no horário comercial
- Portal da Prefeitura de Fortaleza - www.fortaleza.ce.gov.br/procon
- Procon Centro (Sede) - Rua Major Facundo, 869
- Procon Núcleo Messejana (Vapt Vupt) - ao lado do Terminal de Messejana