30 de March de 2015 em Social
Procon Fortaleza divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2014
Nesta segunda-feira (30/3), o Procon Fortaleza divulgou o cadastro de reclamações fundamentadas de 2014. Produtos de informática, cartão de crédito, aparelho celular e eletrônicos lideram o ranking de reclamações dos consumidores. As informações são consolidados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, e divulgados pelos órgãos de defesa do consumidor, como prevê o artigo 44 da Lei 8.078/90.
De acordo com as informações do Sindec, foram registrados 14.589 atendimentos em 2014 no Procon Fortaleza. Desse total, 4.727 foram de reclamações fundamentadas que originaram processos administrativos internos com acompanhamento e orientação jurídica, e que resultaram em atendimento satisfatório com demanda atendida, como mostra o percentual de 71% (3.355) e 29% (1.372) em que não ocorreu conciliação entre as partes.
Para a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o índice de resolutividade comprova a eficiência e o atendimento das demandas. "É bom ressaltar que, mesmo em casos em que não tenhamos conciliação, se for constatada a abusividade da empresa na prestação do serviço, o Procon pode determinar multas que variam entre R$ 640,00 e R$ 9,6 milhões como forma de punir infrações ao Código de Defesa do Consumidor", esclareceu.
As áreas mais reclamadas pelos consumidores são produtos 2.282 (48,28%); assuntos financeiros 1.268 (26,82%); serviços essenciais 698 (14,77%); serviços privados 394 (8,34%); saúde 56 (1,18%) e habitação 29 (0,6%).
No ranking dos mais reclamados, estão entre os 10 principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: No ranking dos mais reclamados, estão entre os 10 principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: Oi (478); Itaú (214); Bradesco (182); CCE/Digibras/Lenovo (158); Rabelo (132); Claro/Embratel (129); Ricardo Eletro/Lojas Insinuante/Eletro Shopping/City Lar (105); Caixa Econômica Federal (95); Grupo Pão de Açúcar (93); e SKY (91).
Clique aqui e acesse aqui o ranking completo.
Segundo Cláudia Santos, o Procon vai notificar e abrir processo administrativo contra as empresas mais reclamadas para que prestem esclarecimentos sobre as ações de atendimento das demandas dos consumidores. A Diretora avalia ainda que as empresas poderiam resolver as demandas por meio de Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), evitando transtornos e aborrecimentos aos consumidores.
Menor resolutividade
Ainda sobre as empresas mais reclamadas, o Sindec elaborou uma lista com o percentual de reclamações não atendidas. Nesse caso, os bancos lideram o ranking das empresas com menor resolutividade. As 10 primeiras empresas com o respectivo índice de resolutividade em 2014 foram: Santander (42,17%); Itaú (42,52%); Caixa Econômica Federal (52,63%); Banco do Brasil (59,38%); Bradesco (64,29%); Coelce (65,85%); Cagece (71,88%); SKY (73,63%); Eletrônica Moriá (77,94%); e Cardif/BGN/Cetelem (78,16%).
Saiba mais
Todas as demandas registradas pelo Procon Fortaleza seguem para o cadastro do Sindec e recebem uma classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por parte dos órgãos de defesa do consumidor, dos órgãos de imprensa, como também por parte dos consumidores.
Como denunciar
- Central de Atendimento ao Consumidor - 151, no horário comercial
- Portal da Prefeitura de Fortaleza - www.fortaleza.ce.gov.br/procon
- Procon Centro (Sede) - Rua Major Facundo, 869
- Procon Núcleo Messejana (Vapt Vupt) - ao lado do Terminal de Messejana
Procon Fortaleza divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2014
Nesta segunda-feira (30/3), o Procon Fortaleza divulgou o cadastro de reclamações fundamentadas de 2014. Produtos de informática, cartão de crédito, aparelho celular e eletrônicos lideram o ranking de reclamações dos consumidores. As informações são consolidados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, e divulgados pelos órgãos de defesa do consumidor, como prevê o artigo 44 da Lei 8.078/90.
De acordo com as informações do Sindec, foram registrados 14.589 atendimentos em 2014 no Procon Fortaleza. Desse total, 4.727 foram de reclamações fundamentadas que originaram processos administrativos internos com acompanhamento e orientação jurídica, e que resultaram em atendimento satisfatório com demanda atendida, como mostra o percentual de 71% (3.355) e 29% (1.372) em que não ocorreu conciliação entre as partes.
Para a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o índice de resolutividade comprova a eficiência e o atendimento das demandas. "É bom ressaltar que, mesmo em casos em que não tenhamos conciliação, se for constatada a abusividade da empresa na prestação do serviço, o Procon pode determinar multas que variam entre R$ 640,00 e R$ 9,6 milhões como forma de punir infrações ao Código de Defesa do Consumidor", esclareceu.
As áreas mais reclamadas pelos consumidores são produtos 2.282 (48,28%); assuntos financeiros 1.268 (26,82%); serviços essenciais 698 (14,77%); serviços privados 394 (8,34%); saúde 56 (1,18%) e habitação 29 (0,6%).
No ranking dos mais reclamados, estão entre os 10 principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: No ranking dos mais reclamados, estão entre os 10 principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: Oi (478); Itaú (214); Bradesco (182); CCE/Digibras/Lenovo (158); Rabelo (132); Claro/Embratel (129); Ricardo Eletro/Lojas Insinuante/Eletro Shopping/City Lar (105); Caixa Econômica Federal (95); Grupo Pão de Açúcar (93); e SKY (91).
Clique aqui e acesse aqui o ranking completo.
Segundo Cláudia Santos, o Procon vai notificar e abrir processo administrativo contra as empresas mais reclamadas para que prestem esclarecimentos sobre as ações de atendimento das demandas dos consumidores. A Diretora avalia ainda que as empresas poderiam resolver as demandas por meio de Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), evitando transtornos e aborrecimentos aos consumidores.
Menor resolutividade
Ainda sobre as empresas mais reclamadas, o Sindec elaborou uma lista com o percentual de reclamações não atendidas. Nesse caso, os bancos lideram o ranking das empresas com menor resolutividade. As 10 primeiras empresas com o respectivo índice de resolutividade em 2014 foram: Santander (42,17%); Itaú (42,52%); Caixa Econômica Federal (52,63%); Banco do Brasil (59,38%); Bradesco (64,29%); Coelce (65,85%); Cagece (71,88%); SKY (73,63%); Eletrônica Moriá (77,94%); e Cardif/BGN/Cetelem (78,16%).
Saiba mais
Todas as demandas registradas pelo Procon Fortaleza seguem para o cadastro do Sindec e recebem uma classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por parte dos órgãos de defesa do consumidor, dos órgãos de imprensa, como também por parte dos consumidores.
Como denunciar
- Central de Atendimento ao Consumidor - 151, no horário comercial
- Portal da Prefeitura de Fortaleza - www.fortaleza.ce.gov.br/procon
- Procon Centro (Sede) - Rua Major Facundo, 869
- Procon Núcleo Messejana (Vapt Vupt) - ao lado do Terminal de Messejana