O Procon Fortaleza divulgou, nesta quarta-feira (26/3), o ranking das empresas mais reclamadas pelos consumidores da capital em 2024. Empresas prestadoras de serviços essenciais e instituições financeiras lideram a lista.
As dez empresas com maior número de reclamações em 2024 foram: Cagece, Enel, Bradesco, Banco BMG, Banco Itaú Unibanco, Banco Pan, Santander, Nubank, Caixa Econômica Federal e Samsung.
No ano passado, o Procon Fortaleza registrou 22.013 atendimentos. Vale destacar que nem todo atendimento resulta em uma reclamação fundamentada, ou seja, aquelas que são consideradas procedentes pelos Procons e implicam na abertura de um processo administrativo contra a empresa reclamada. Em alguns casos, o problema é solucionado ainda na fase inicial, garantindo mais agilidade e menos transtornos para os consumidores.
Entre os principais problemas relatados pelos consumidores fortalezenses estão cobranças indevidas e abusivas (9.647); dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento (1.471); produto com vício (989); dificuldades no atendimento ao cliente - SAC (793); problemas com contratos (541); crédito consignado (463); cálculo de prestação/taxa de juros (454); não entrega/demora na entrega do produto (430); Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI) (405); serviço não fornecido (322).
O cadastro de reclamações fundamentadas é divulgado anualmente pelos Procons, conforme determina o artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Empresas que mais resolvem
Levando em conta o número de reclamações fundamentadas, o Procon Fortaleza também elaborou a lista das empresas que mais resolvem os problemas dos consumidores. São elas, por ordem de maior resolutividade: Claro (76,66%), Cagece (63,97%), Magazine Luiza (54,54%), Vivo (53,7%), Casas Bahia (44,64%), Enel (39,05%), Bradesco (37,19%), Bradescard (32%), Caixa Econômica (30,09%) e Samsung (24,21%).