03 de August de 2015 em Social

Procon Fortaleza divulga sétima pesquisa de preços de alimentos e produtos

A pesquisa é mensal e tem caráter educativo, possibilitando ao consumidor uma planilha de preços com alimentos e produtos de primeira necessidade no consumo da família


A coleta de preços foi realizada entre os dias 29 e 30 de julho, em 10 supermercados da capital, comparando os preços de 31 itens das mesmas marcas

O Procon Fortaleza divulgou, nesta segunda-feira (3/8), a sétima pesquisa do ano com preços de alimentos e produtos avaliados de primeira necessidade. Os preços coletados indicam uma diferença no quilo da batata que pode chegar a 130%, entre os 10 supermercados consultados. A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de julho, analisando os preços de 31 itens das mesmas marcas. Se comparado com o levantamento anterior, a pesquisa aponta que 16 produtos aumentaram de preço, 11 diminuíram e quatro se mantiveram estáveis.

A pesquisa é mensal e tem caráter educativo, possibilitando ao consumidor uma planilha de preços com alimentos e produtos de primeira necessidade no consumo da família.

Os itens de alimentação apresentaram as maiores variações. O quilo da batata pode chegar a uma diferença de 130% entre o supermercado mais caro e mais barato, indo de R$ 1,99 a R$ 4,59. Em segundo, o quilo do tomate pode variar até 119% de um estabelecimento para outro (R$ 3,19 a R$ 6,99). A farinha de mandioca, produto comum no cardápio do fortalezense pode custar até 99,46% mais caro, indo de R$ 1,85 a R$ 3,69.

Clique aqui e confira a pesquisa completa.

Para a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, a pesquisa já é aguardada pelo consumidor para economia de gastos. "Os consumidores devem fazer uso da tabela de preços e comparar. Tudo é válido para equilibrar o orçamento doméstico", destacou.

Entre os preços de produtos de higiene pessoal, a unidade do sabonete em barra varia de R$ 0,89 a R$ 1,29, uma percentual de diferença de 44,94%. Nos produtos de limpeza doméstica, o pacote do sabão em barra com 5 unidades pode variar de R$ 4,99 a R$ 6,49, ou seja, 30% de diferença.

No conjunto de preços, a variação total entre o supermercado mais caro e o mais barato pode chegar a 14,41% (R$ 119,29 a R$ 136,48).

Dicas de compras

- Faça uma lista do que realmente precisa comprar para não correr o risco de levar produtos desnecessários;
- Pesquise os preços em encartes dos supermercados distribuídos dentro de jornais, bancas, locais de circulação de pessoas ou no próprio estabelecimento;
- Atenção: Verifique a oferta nos encartes publicitários e exija que seja inteiramente compatível com a sua apresentação no local de venda, sobretudo o preço;
- Fique de olho quando passar os produtos pelo caixa. Havendo diferença entre o que estava informado na gôndola, prevalece o menor preço;
- Não realize compras com pressa, pois é necessário disponibilizar um tempo para comparar preços e marcas, ler os rótulos dos alimentos, verificar data de validade e condições da embalagem, por exemplo;
- Evite ir às compras com fome e, também, quando acompanhado de crianças: assim não será impulsionado a comprar além do necessário;
- Se possível, opte por preços de marcas mais em conta;
- Fique atento às estratégias de marketing como, por exemplo, disposição de uma marca de produto em oferta em corredores centrais, distantes das gôndolas que contenham o mesmo produto com marcas diferentes. Esta manobra faz com que o consumidor deixe de comparar os outros preços para o mesmo tipo de produto, de outros fabricantes;
- Alimentos congelados devem ser colocados por último no carrinho, para que sua qualidade não seja comprometida durante o tempo gasto com a compra no supermercado.

Procon Fortaleza divulga sétima pesquisa de preços de alimentos e produtos

A pesquisa é mensal e tem caráter educativo, possibilitando ao consumidor uma planilha de preços com alimentos e produtos de primeira necessidade no consumo da família

A coleta de preços foi realizada entre os dias 29 e 30 de julho, em 10 supermercados da capital, comparando os preços de 31 itens das mesmas marcas

O Procon Fortaleza divulgou, nesta segunda-feira (3/8), a sétima pesquisa do ano com preços de alimentos e produtos avaliados de primeira necessidade. Os preços coletados indicam uma diferença no quilo da batata que pode chegar a 130%, entre os 10 supermercados consultados. A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de julho, analisando os preços de 31 itens das mesmas marcas. Se comparado com o levantamento anterior, a pesquisa aponta que 16 produtos aumentaram de preço, 11 diminuíram e quatro se mantiveram estáveis.

A pesquisa é mensal e tem caráter educativo, possibilitando ao consumidor uma planilha de preços com alimentos e produtos de primeira necessidade no consumo da família.

Os itens de alimentação apresentaram as maiores variações. O quilo da batata pode chegar a uma diferença de 130% entre o supermercado mais caro e mais barato, indo de R$ 1,99 a R$ 4,59. Em segundo, o quilo do tomate pode variar até 119% de um estabelecimento para outro (R$ 3,19 a R$ 6,99). A farinha de mandioca, produto comum no cardápio do fortalezense pode custar até 99,46% mais caro, indo de R$ 1,85 a R$ 3,69.

Clique aqui e confira a pesquisa completa.

Para a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, a pesquisa já é aguardada pelo consumidor para economia de gastos. "Os consumidores devem fazer uso da tabela de preços e comparar. Tudo é válido para equilibrar o orçamento doméstico", destacou.

Entre os preços de produtos de higiene pessoal, a unidade do sabonete em barra varia de R$ 0,89 a R$ 1,29, uma percentual de diferença de 44,94%. Nos produtos de limpeza doméstica, o pacote do sabão em barra com 5 unidades pode variar de R$ 4,99 a R$ 6,49, ou seja, 30% de diferença.

No conjunto de preços, a variação total entre o supermercado mais caro e o mais barato pode chegar a 14,41% (R$ 119,29 a R$ 136,48).

Dicas de compras

- Faça uma lista do que realmente precisa comprar para não correr o risco de levar produtos desnecessários;
- Pesquise os preços em encartes dos supermercados distribuídos dentro de jornais, bancas, locais de circulação de pessoas ou no próprio estabelecimento;
- Atenção: Verifique a oferta nos encartes publicitários e exija que seja inteiramente compatível com a sua apresentação no local de venda, sobretudo o preço;
- Fique de olho quando passar os produtos pelo caixa. Havendo diferença entre o que estava informado na gôndola, prevalece o menor preço;
- Não realize compras com pressa, pois é necessário disponibilizar um tempo para comparar preços e marcas, ler os rótulos dos alimentos, verificar data de validade e condições da embalagem, por exemplo;
- Evite ir às compras com fome e, também, quando acompanhado de crianças: assim não será impulsionado a comprar além do necessário;
- Se possível, opte por preços de marcas mais em conta;
- Fique atento às estratégias de marketing como, por exemplo, disposição de uma marca de produto em oferta em corredores centrais, distantes das gôndolas que contenham o mesmo produto com marcas diferentes. Esta manobra faz com que o consumidor deixe de comparar os outros preços para o mesmo tipo de produto, de outros fabricantes;
- Alimentos congelados devem ser colocados por último no carrinho, para que sua qualidade não seja comprometida durante o tempo gasto com a compra no supermercado.