12 de February de 2014 em Social

Procon Fortaleza orienta consumidores para o período de Carnaval


Os consumidores e foliões que pretendem curtir o pré-carnaval e o feriado prolongado devem ficar atentos às dicas

Neste período de Carnaval, são comuns as queixas de consumidores que reclamam sobre vários serviços e produtos. O Procon Fortaleza, órgão vinculado à Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) da Prefeitura, relacionou algumas dicas aos consumidores e foliões que pretendem curtir o pré-carnaval e ainda o período de feriado prolongado. O Procon faz uma alerta para quem vai viajar, pois é comum ocorrer a venda de uma quantidade maior de serviço do que a capacidade que a empresa pode fornecer, principalmente no setor de hotelaria, o que caracteriza “overbooking”. Nesse caso,  o consumidor deve buscar conciliar com o estabelecimento para solução imediata. Caso não obtenha sucesso, o consumidor deve acionar os órgãos de defesa do consumidor ou o Poder Judiciário. É preciso reunir documentos que ajudem a comprovar a reserva no estabelecimento de hospedagem, bem como comprovar horário em que chegou no recinto e com documentos em mãos, procurar o Procon de sua cidade e solicitar o ressarcimento em uma audiência conciliatória.

O Procon Fortaleza orienta:

Alimentos e bebidas
- Verifique sempre a validade dos produtos;
- Certifique-se quanto à procedência para evitar compra de produtos falsificados ou violados;
- Compare preços;
- Observe as condições de higiene do local escolhido para fazer as refeições.

Bares, shows, hotéis e pousadas
- Guarde os anúncios e propagandas dos eventos, bem como dos recibos e comprovantes de pagamento (caso precise reclamar);
- Na compra virtual, imprima a página e guarde-a para sua segurança;
- Lembre-se que é proibida a cobrança de taxa mínima de consumo, bem como a taxa de 10%;
- Para sua comodidade e segurança, faça as reservas em hotéis e pousadas com antecedência;
- No caso de alugar uma casa para passar o carnaval, fique atento às condições do contrato e exija uma cópia;
- A cobrança da corrida de táxi deve ser feita pelo taxímetro. Denuncie à Prefeitura ou Sindicato dos Taxistas da cidade, caso o taxista não respeite essa prática;
- Todo pagamento em cartão (crédito ou débito) deverá ter o mesmo valor do pagamento em espécie.

Estacionamentos
- Prefira estacionamentos regulares, como Zona Azul ou os privados;
- Guarde sempre o comprovante para eventuais queixas.

Farmácias
- Observe a validade, composição e conservação dos produtos;
- Fique atento ao selo do Inmetro e às orientações da Anvisa;
- Evite a automedicação. Procure sempre um médico;
- No momento da compra, observe as condições da embalagem dos produtos.

Produtos da Folia
- Verifique se os brinquedos, como spray com buzinas e espumas artificiais, possuem o selo do Inmetro que ateste sua segurança;
- Observe na embalagem se o produto contém substância tóxica;
- Verifique a validade e a conservação do produto;
- Utilize de forma adequada o produto para não causar danos à saúde.

O Procon Fortaleza também orienta que o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal da compra, bem como consumir e comprar com moderação, para evitar possíveis dívidas posteriormente. Denúncias e reclamações podem ser feitas pela central 151, ou ainda na sede do Órgão, que fica na Rua Major Facundo, 869, Centro.

Procon Fortaleza orienta consumidores para o período de Carnaval

Os consumidores e foliões que pretendem curtir o pré-carnaval e o feriado prolongado devem ficar atentos às dicas

Neste período de Carnaval, são comuns as queixas de consumidores que reclamam sobre vários serviços e produtos. O Procon Fortaleza, órgão vinculado à Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) da Prefeitura, relacionou algumas dicas aos consumidores e foliões que pretendem curtir o pré-carnaval e ainda o período de feriado prolongado. O Procon faz uma alerta para quem vai viajar, pois é comum ocorrer a venda de uma quantidade maior de serviço do que a capacidade que a empresa pode fornecer, principalmente no setor de hotelaria, o que caracteriza “overbooking”. Nesse caso,  o consumidor deve buscar conciliar com o estabelecimento para solução imediata. Caso não obtenha sucesso, o consumidor deve acionar os órgãos de defesa do consumidor ou o Poder Judiciário. É preciso reunir documentos que ajudem a comprovar a reserva no estabelecimento de hospedagem, bem como comprovar horário em que chegou no recinto e com documentos em mãos, procurar o Procon de sua cidade e solicitar o ressarcimento em uma audiência conciliatória.

O Procon Fortaleza orienta:

Alimentos e bebidas
- Verifique sempre a validade dos produtos;
- Certifique-se quanto à procedência para evitar compra de produtos falsificados ou violados;
- Compare preços;
- Observe as condições de higiene do local escolhido para fazer as refeições.

Bares, shows, hotéis e pousadas
- Guarde os anúncios e propagandas dos eventos, bem como dos recibos e comprovantes de pagamento (caso precise reclamar);
- Na compra virtual, imprima a página e guarde-a para sua segurança;
- Lembre-se que é proibida a cobrança de taxa mínima de consumo, bem como a taxa de 10%;
- Para sua comodidade e segurança, faça as reservas em hotéis e pousadas com antecedência;
- No caso de alugar uma casa para passar o carnaval, fique atento às condições do contrato e exija uma cópia;
- A cobrança da corrida de táxi deve ser feita pelo taxímetro. Denuncie à Prefeitura ou Sindicato dos Taxistas da cidade, caso o taxista não respeite essa prática;
- Todo pagamento em cartão (crédito ou débito) deverá ter o mesmo valor do pagamento em espécie.

Estacionamentos
- Prefira estacionamentos regulares, como Zona Azul ou os privados;
- Guarde sempre o comprovante para eventuais queixas.

Farmácias
- Observe a validade, composição e conservação dos produtos;
- Fique atento ao selo do Inmetro e às orientações da Anvisa;
- Evite a automedicação. Procure sempre um médico;
- No momento da compra, observe as condições da embalagem dos produtos.

Produtos da Folia
- Verifique se os brinquedos, como spray com buzinas e espumas artificiais, possuem o selo do Inmetro que ateste sua segurança;
- Observe na embalagem se o produto contém substância tóxica;
- Verifique a validade e a conservação do produto;
- Utilize de forma adequada o produto para não causar danos à saúde.

O Procon Fortaleza também orienta que o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal da compra, bem como consumir e comprar com moderação, para evitar possíveis dívidas posteriormente. Denúncias e reclamações podem ser feitas pela central 151, ou ainda na sede do Órgão, que fica na Rua Major Facundo, 869, Centro.