07 de February de 2014 em Social

Procon Fortaleza promove balanço das ações realizadas em 2013

Foram destacados o aumento do número de fiscalizações em relação a 2012, o Procon Móvel e  o programa Procon Fortaleza nas Escolas


Em 2013, o índice de resolutividade de problemas entre consumidores e empresas foi de 73% (Foto: Marcos Moura)

O Procon Fortaleza promoveu, nesta sexta-feira (7/2), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), um encontro para divulgação do balanço das atividades realizadas pelo órgão em 2013. Durante o evento foram apresentados os dados do atendimento e ações como a publicação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, revitalização do Núcleo de Educação para o Consumo, blitze de fiscalização, mutirão de audiências e capacitação de servidores.

Conforme George Valentim, coordenador geral do Procon, o balanço foi positivo. “Esses números mostram o aumento do trabalho do órgão em Fortaleza e de sua credibilidade com a população. As pessoas evitam, assim, procurar o Poder Judiciário para resolver as relações de conflito com as empresas, uma vez que no Procon não é necessário advogado para entrar com o processo administrativo”, disse.

Em 2013, o índice de resolutividade de problemas entre consumidores e empresas foi de 73%. As fiscalizações (em bares e restaurantes, salões de beleza, sites, lojas, feiras artesanais, barracas de praia, hotéis, escolas, supermercados e SACs) passaram de 562, em 2012, para 1.299, totalizando um aumento de 131%.  

George Valentim destacou os serviços oferecidos pelo Procon Móvel, que teve sua segunda unidade implementada em março de 2013 e um aumento percentual de 209% de atendimentos nos bairros da capital. 

Além disso, reforçou o papel formativo do programa Procon Fortaleza nas Escolas. Iniciado em outubro do ano passado, o programa promoveu palestras sobre o direito do consumidor para mais de 500 alunos da rede pública e particular de ensino, “levando a defesa do consumidor para a sala de aula e formando cidadãos mais conscientes”.

O número total de atendimentos chegou a 11.238 sobre diversas áreas de relação de consumo, com aumento de 3,52% em relação ao ano anterior. Os principais serviços reclamados foram: cartão de crédito, telefonia celular, água/esgoto, banco comercial e telefonia fixa.

Procon Fortaleza promove balanço das ações realizadas em 2013

Foram destacados o aumento do número de fiscalizações em relação a 2012, o Procon Móvel e  o programa Procon Fortaleza nas Escolas

Em 2013, o índice de resolutividade de problemas entre consumidores e empresas foi de 73% (Foto: Marcos Moura)

O Procon Fortaleza promoveu, nesta sexta-feira (7/2), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), um encontro para divulgação do balanço das atividades realizadas pelo órgão em 2013. Durante o evento foram apresentados os dados do atendimento e ações como a publicação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, revitalização do Núcleo de Educação para o Consumo, blitze de fiscalização, mutirão de audiências e capacitação de servidores.

Conforme George Valentim, coordenador geral do Procon, o balanço foi positivo. “Esses números mostram o aumento do trabalho do órgão em Fortaleza e de sua credibilidade com a população. As pessoas evitam, assim, procurar o Poder Judiciário para resolver as relações de conflito com as empresas, uma vez que no Procon não é necessário advogado para entrar com o processo administrativo”, disse.

Em 2013, o índice de resolutividade de problemas entre consumidores e empresas foi de 73%. As fiscalizações (em bares e restaurantes, salões de beleza, sites, lojas, feiras artesanais, barracas de praia, hotéis, escolas, supermercados e SACs) passaram de 562, em 2012, para 1.299, totalizando um aumento de 131%.  

George Valentim destacou os serviços oferecidos pelo Procon Móvel, que teve sua segunda unidade implementada em março de 2013 e um aumento percentual de 209% de atendimentos nos bairros da capital. 

Além disso, reforçou o papel formativo do programa Procon Fortaleza nas Escolas. Iniciado em outubro do ano passado, o programa promoveu palestras sobre o direito do consumidor para mais de 500 alunos da rede pública e particular de ensino, “levando a defesa do consumidor para a sala de aula e formando cidadãos mais conscientes”.

O número total de atendimentos chegou a 11.238 sobre diversas áreas de relação de consumo, com aumento de 3,52% em relação ao ano anterior. Os principais serviços reclamados foram: cartão de crédito, telefonia celular, água/esgoto, banco comercial e telefonia fixa.