29 de May de 2014 em Social

Procon Fortaleza registra aumento de 23% no número de denúncias e reclamações

Foram contabilizados 5.690 atendimentos nos cinco primeiros meses do ano


O Procon Móvel também registrou aumento significativo em 2014, com o número de reclamações saltando de 32 para 171

O Procon Fortaleza, Coordenadoria vinculada à Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) da Prefeitura de Fortaleza, registrou aumento de 23% no número de denúncias e reclamações de consumidores contra empresas e serviços. Nos cinco primeiros meses do ano, o Programa de Defesa do Consumidor de Fortaleza contabilizou 5.690 atendimentos. Foram 1.056 casos a mais, se comparado a igual período de 2013.

O Procon Móvel, que leva serviços de orientação para o consumo e abertura de reclamação aos bairros e escolas da periferia de Fortaleza, também registrou aumento significativo. O número de reclamações saltou de 32 para 171, este ano. O que representa um crescimento de 434%.

As empresas de telefonia fixa e móvel, cartão de crédito, de informática e bancos lideram as reclamações dos consumidores. TV por assinatura água e fornecimento de água de esgoto, também, estão entre as principais denúncias.

Para a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o cidadão está mais atento aos direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Os números comprovam que o consumidor tem buscado os serviços do Procon Fortaleza, nos diversos canais de atendimento que disponibilizamos, como de forma presencial e pela internet, ou ainda pela central 151”.

O Procon tem intensificado ações de fiscalização para garantir direitos dos consumidores em escolas, restaurantes, bares, casas de shows, barracas de praia e estacionamentos. O órgão presta, ainda, serviços por meio de pesquisas de preços de produtos em datas comemorativas, gêneros alimentícios e comparativos de hospedagem em longos períodos de feriados.

Na abertura de reclamação, o consumidor é informado dos prazos para que a empresa seja notificada, bem como do recebimento da Carta de Informações Preliminares (CIP), com os questionamentos apontados pelo reclamante. Esse procedimento, muitas vezes, evita a abertura de processo administrativo, tendo em vista que algumas empresas já atendem à reivindicação dos consumidores. Caso contrário, uma audiência de conciliação é marcada entre as partes. O índice de resolutividade no Procon Fortaleza chega a 73%.

Serviço
O consumidor que detectar quaisquer descumprimentos ao Código de Defesa do Consumidor pode denunciar pela central 151, no horário comercial, pelo site da Prefeitura de Fortalezawww.fortaleza.ce.gov.br/procon, no link denúncia virtual ou, ainda, na sede do Procon que fica na rua Major Facundo, 869, Centro.

Procon Fortaleza registra aumento de 23% no número de denúncias e reclamações

Foram contabilizados 5.690 atendimentos nos cinco primeiros meses do ano

O Procon Móvel também registrou aumento significativo em 2014, com o número de reclamações saltando de 32 para 171

O Procon Fortaleza, Coordenadoria vinculada à Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) da Prefeitura de Fortaleza, registrou aumento de 23% no número de denúncias e reclamações de consumidores contra empresas e serviços. Nos cinco primeiros meses do ano, o Programa de Defesa do Consumidor de Fortaleza contabilizou 5.690 atendimentos. Foram 1.056 casos a mais, se comparado a igual período de 2013.

O Procon Móvel, que leva serviços de orientação para o consumo e abertura de reclamação aos bairros e escolas da periferia de Fortaleza, também registrou aumento significativo. O número de reclamações saltou de 32 para 171, este ano. O que representa um crescimento de 434%.

As empresas de telefonia fixa e móvel, cartão de crédito, de informática e bancos lideram as reclamações dos consumidores. TV por assinatura água e fornecimento de água de esgoto, também, estão entre as principais denúncias.

Para a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o cidadão está mais atento aos direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Os números comprovam que o consumidor tem buscado os serviços do Procon Fortaleza, nos diversos canais de atendimento que disponibilizamos, como de forma presencial e pela internet, ou ainda pela central 151”.

O Procon tem intensificado ações de fiscalização para garantir direitos dos consumidores em escolas, restaurantes, bares, casas de shows, barracas de praia e estacionamentos. O órgão presta, ainda, serviços por meio de pesquisas de preços de produtos em datas comemorativas, gêneros alimentícios e comparativos de hospedagem em longos períodos de feriados.

Na abertura de reclamação, o consumidor é informado dos prazos para que a empresa seja notificada, bem como do recebimento da Carta de Informações Preliminares (CIP), com os questionamentos apontados pelo reclamante. Esse procedimento, muitas vezes, evita a abertura de processo administrativo, tendo em vista que algumas empresas já atendem à reivindicação dos consumidores. Caso contrário, uma audiência de conciliação é marcada entre as partes. O índice de resolutividade no Procon Fortaleza chega a 73%.

Serviço
O consumidor que detectar quaisquer descumprimentos ao Código de Defesa do Consumidor pode denunciar pela central 151, no horário comercial, pelo site da Prefeitura de Fortalezawww.fortaleza.ce.gov.br/procon, no link denúncia virtual ou, ainda, na sede do Procon que fica na rua Major Facundo, 869, Centro.