20 de January de 2015 em Social
Procon Fortaleza registra aumento de 28% no número de denúncias e reclamações
Operadoras de cartão de crédito, telefonia fixa e móvel, bancos e TV por assinatura lideram as reclamações dos consumidores
O Procon Fortaleza registrou aumento de 28% no número de denúncias e reclamações de consumidores contra empresas e serviços em 2014. Foram contabilizados 14.385 atendimentos nos 12 meses do ano. Isso representa 3.213 casos a mais, se comparado a igual período de 2013. Operadoras de cartão de crédito, telefonia fixa e móvel, bancos e TV por assinatura lideram as reclamações dos consumidores.
O índice de resolutividade no Procon Fortaleza chega a 73%. Os serviços são prestados gratuitamente à população que reside na Capital.
O Procon Móvel, que leva serviços de orientação para o consumo e abertura de reclamação aos bairros e escolas de Fortaleza, também registrou aumento significativo. O número de reclamações saltou de 239 para 693, respectivamente nos anos de 2013 e 2014. Isso representa um crescimento de 190%.
No ranking geral de reclamações de 2014, as empresas de cartão de crédito respondem por 13,84% (1.991 atendimentos) do total; seguida por telefonia fixa 9,56% (1.375); banco comercial 8,54% (1.228); telefonia celular 7,16% (1.030) e TV por assinatura 6,08% (875).
Para a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o cidadão está mais consciente dos direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). “A tendência é que os números de 2015 superem as reclamações do ano passado. Isso porque vamos intensificar as ações do Procon Móvel e ainda contamos com o Núcleo de Atendimento que fica ao lado do Terminal de Messejana", destacou.
Como denunciar
- Central de Atendimento ao Consumidor 151, no horário comercial
- Portal da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br/procon
- Procon Centro (Sede) - Rua Major Facundo, 869
- Procon Núcleo Messejana (Vapt Vupt) - ao lado do Terminal de Messejana
Procon Fortaleza registra aumento de 28% no número de denúncias e reclamações
Operadoras de cartão de crédito, telefonia fixa e móvel, bancos e TV por assinatura lideram as reclamações dos consumidores
O Procon Fortaleza registrou aumento de 28% no número de denúncias e reclamações de consumidores contra empresas e serviços em 2014. Foram contabilizados 14.385 atendimentos nos 12 meses do ano. Isso representa 3.213 casos a mais, se comparado a igual período de 2013. Operadoras de cartão de crédito, telefonia fixa e móvel, bancos e TV por assinatura lideram as reclamações dos consumidores.
O índice de resolutividade no Procon Fortaleza chega a 73%. Os serviços são prestados gratuitamente à população que reside na Capital.
O Procon Móvel, que leva serviços de orientação para o consumo e abertura de reclamação aos bairros e escolas de Fortaleza, também registrou aumento significativo. O número de reclamações saltou de 239 para 693, respectivamente nos anos de 2013 e 2014. Isso representa um crescimento de 190%.
No ranking geral de reclamações de 2014, as empresas de cartão de crédito respondem por 13,84% (1.991 atendimentos) do total; seguida por telefonia fixa 9,56% (1.375); banco comercial 8,54% (1.228); telefonia celular 7,16% (1.030) e TV por assinatura 6,08% (875).
Para a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o cidadão está mais consciente dos direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). “A tendência é que os números de 2015 superem as reclamações do ano passado. Isso porque vamos intensificar as ações do Procon Móvel e ainda contamos com o Núcleo de Atendimento que fica ao lado do Terminal de Messejana", destacou.
Como denunciar
- Central de Atendimento ao Consumidor 151, no horário comercial
- Portal da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br/procon
- Procon Centro (Sede) - Rua Major Facundo, 869
- Procon Núcleo Messejana (Vapt Vupt) - ao lado do Terminal de Messejana