Em determinação do Comitê de Operações de Emergências (COE), que reforça as diretrizes brasileiras para a vigilância dos casos do novo Coronavírus, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), tomou medidas efetivas para combater o novo vírus. Uma delas, foi o cancelamento de todas as atividades, abertas ao público, na Rede Cuca, e a utilização de ferramenta digital.
O objetivo da iniciativa, que reduz o risco da propagação da covid-19 na Cidade é, aliada a tecnologia, criar uma estratégia para dar continuidade ao processo formativo nas oito linguagens utilizadas pelos equipamentos municipais, por meio da ferramenta Google Classroom.
O site, que é gratuito, permite aos alunos dos três equipamentos, localizados na Barra do Ceará, Mondunim e Jangurussu, acessar diversas informações sobre o curso em andamento, interagir com os professores, orientar e receber exercícios práticos e agendar apresentações e trabalhos futuros, entre outras atividades.
“A Rede Cuca não está imune ao processo mundial. O novo vírus nos afetou diretamente e nós tivemos que parar nossas atividades e fechar o equipamento para o atendimento ao público. Contudo, nossa preocupação é continuar atendendo ao jovem que participa do processo formativo. Diante desse contexto, muito rapidamente, pensamos que a tecnologia podia ser nossa aliada neste processo”, afirma a coordenadora de Formação e Tecnologia da Rede Cuca, Zoraia Nunes.
Para o jovem da Rede Cuca Mondubim, Vinicius Matheus (21), a iniciativa é muito importante para a juventude de Fortaleza “ Amei esta atitude, pois tira os jovens da ociosidade nessa época de isolamento social e desvia um pouco desse medo generalizado por conta do coronavírus”, analisa.
Mais informações
Nas próximas semanas, serão realizados webnários, na Juv.TV - WebTV da Rede Cucas, sobre as áreas de fotografia, audiovisual, informática, libras e inglês.