
Professores da Rede Municipal de Ensino utilizaram os cardlivros para comprar livros e materiais pedagógicos junto aos expositores da Bienal do Livro do Ceará 2025. A Prefeitura de Fortaleza distribuiu 15.382 cardlivros com um crédito de R$ 200. A iniciativa, que representa um investimento de R$ 3,08 milhões, busca fortalecer a formação continuada e a atualização dos profissionais da Rede Municipal.
A professora Regina Freitas adquiriu três livros. Ela trabalha no Centro de Educação Infantil (CEI) Olinda, no bairro Lagoa Redonda. Ela ficou feliz pelo crédito e disse que é uma excelente iniciativa da atual gestão.
“Compromisso e respeito pelos os educadores. Feliz por esse reconhecimento. A compra dos livros fortalece meu conhecimento e consequentemente repasso para os meus alunos”, afirmou Regina que trabalha na escola no Infantil 1 e 3.
Já Elessandra Rodrigues da Silva utilizou o cardlivro para comprar 12 livros. Ela diz que está ansiosa em mostrá-los aos alunos da Creche Escola Novo Amanhecer no bairro Barroso 2.
“Perdi as contas quantos livros eu comprei. Uns 12 eu acho. Não vejo a hora de chegar na escola e mostrar para os meus alunos”, disse sorridente.
Outra professora que aprovou a ideia da prefeitura foi Ingrid Almeida da Escola Olindina de Moraes, no bairro Barroso. Ela contou que gastou o crédito de uma só vez. Livros, cadernos e outros materiais escolares. “Muita alegria. Essa atenção que a prefeitura tem com a gente nos fortalece. O trabalho fica muito mais prazeroso”. Sabrina da Silva Nogueira da Creche Sonho de Criança 2, no bairro Santa Filomena (Jangurussu), comprou três livros e adorou o primeiro fim de semana da bienal.
“Foram três livros. No decorrer da semana eu retorno e vejo com calma o que comprar. Esse primeiro fim de semana da bienal foi fantástico”.
Já a professora Maria Iasmin Barbosa de Almeida que trabalha na mesma escola levou para casa nove livros e reforçou que os cardlivros ajudaram bastante. “Era uma vontade minha de ter alguns livros. Aqui consegui comprar três que eu não encontrava nem na internet. Muito feliz e grata a prefeitura por proporcionar isso para mim e outros profissionais da rede”, destacou.
Programação
O estande da SME funcionará durante toda a Bienal, até o dia 13 de abril, das 9h às 21h. Em um ambiente dinâmico, alunos e visitantes poderão explorar publicações da Rede Municipal, participar de atividades lúdicas e conhecer iniciativas voltadas ao incentivo à leitura.
As ações da Educação de Fortaleza na Bienal incluem ainda uma sala dedicada à exposição de projetos de leitura e pesquisas acadêmicas desenvolvidas por professoras da Rede Municipal, lançamentos de livros por educadores e visitação de estudantes.
Na sala de exposição de trabalhos, serão realizadas rodas de conversa para dar visibilidade às produções das professoras da Rede de Ensino. Os encontros ocorrem nos dias 5 e 6 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Mezanino 2, sala 7; e nos dias 8, 9 e 10 de abril, das 9h às 12h, no Mezanino 1, sala 7.
Bienal no Ceará
A Feira de Livros da 15ª Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada no andar térreo do Centro de Eventos do Ceará, até 13 de abril. Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento tem entrada franca em todas as atividades.
