A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta segunda-feira (25/01), a vacinação de trabalhadores da saúde contra a Covid-19 na primeira estrutura montada para esta finalidade na Capital. Localizado no Centro de Eventos do Ceará, o espaço conta com o apoio de 70 profissionais e está preparado para a aplicação de 3 mil doses diárias da CoronaVac, conforme agendamento prévio realizado pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza e pelo site Vacine Já.
Clique aqui para saber mais sobre o agendamento e a logística da vacinação
Das 9h às 17h, estão a postos vacinadores, cadastradores e registradores de vacina, além de outros profissionais de apoio. Para se vacinar, o profissional precisa realizar o cadastro, indicar o local, no caso o Centro de Eventos, a data e o horário para a vacinação. No ato da vacinação, é preciso apresentar comprovante de endereço e de que está atualmente trabalhando, e documento de identidade com foto.
Conforme o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares, a logística foi elaborada de forma a evitar a formação de aglomerações. "Estamos tendo muito cuidado com o recebimento dessas pessoas, que devem ainda manter o distanciamento social, as medidas sanitárias e o uso de máscaras, pois a pandemia ainda não acabou e não devemos esquecer os cuidados. Os profissionais da saúde terão, ainda, um intervalo de 28 dias até a segunda dose", explicou.
Erlemus Soares explica quais os públicos-alvo das vacinas:
O coordenador ressaltou que todo o trâmite do cadastro deve ser feito previamente via site ou aplicativo, sendo descartada a possibilidade de serem realizados cadastros in loco.
Enfermeira há três anos e atuando na linha de frente desde o início da pandemia, Bruna Nunes é uma das responsáveis pelas rotas e distribuição das vacinas, além de atuar no apoio para fornecer os insumos aos vacinadores. Ela conta que vivencia um momento histórico. "É uma grande responsabilidade, mas me sinto segura pois tenho todo o apoio durante o transporte e também na proteção pessoal, pois a Prefeitura nos fornece todo o material necessário" destacou.
Para Bruna, é recompensadora a alegria com que costuma ser recebida nos polos de vacinação e lares temporários para idosos, onde já entregou vacinas. "Até com marchinha de Carnaval já cheguei. O pessoal nos acolhe com muito carinho e muita ansiedade. Sei que essas pessoas já perderam entes queridos ou foram afetados pela doença diretamente", disse.
A auxiliar administrativa do Hospital César Cals, Ivone Rabelo, emocionou-se quando chegou sua vez de receber a vacina. “Estou muito feliz e já sonhava com este dia. Isso aqui é um prêmio na loteria. Agora é esperar a segunda dose, já sei que são 28 dias. Estou ansiosa”, afirmou.
Balanço
Até o último domingo (24/01), foram vacinadas 18.153 pessoas contra a Covid-19 em Fortaleza. Desse total, foram 16.763 trabalhadores da saúde que estão na linha de frente e 1.390 idosos institucionalizados e profissionais de acolhimento.
Além disso, até a manhã desta segunda-feira (25/01), 15.963 cadastros foram realizados pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza e pelo site Vacine Já. Idosos acima de 75 anos serão vacinados em casa no endereço informado no cadastro e devem aguardar comunicação informando a data e o horário. Eles também terão a opção do drive-thru.
Trabalhadores da saúde serão vacinados com as 21.500 doses da CoronaVac oriundas das primeiras 40 mil vacinas recebidas.
Já os idosos receberão as vacinas da Oxford/Astrazeneca, recebidas na noite do último sábado (23/01) pelo Governo do Ceará. O quantitativo destinado a Fortaleza está em definição pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).