O Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital de referência em traumas de alta complexidade da Prefeitura de Fortaleza, celebra o Junho Laranja de Luta contra Queimaduras. Para promover a prevenção de situações e comportamentos de risco de acidentes, representantes do corpo clínico da unidade participarão de uma visita à Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, nesta quarta-feira (08/06), às 10h30.
O encontro contará com a participação de instrutores e estudantes dos cursos da instituição e tem como o objetivo a troca de informações e experiências para a conscientização sobre a importância de uma atuação segura nas cozinhas, bares, cafés, lanchonetes ou mesmo nas rotinas domésticas durante a preparação de alimentos.
Apenas entre janeiro e maio deste ano, aproximadamente, 1.100 novos pacientes receberam tratamento no Núcleo de Queimados do Hospital. Do total, mais de 800 (73%) foram vítimas de lesões por contato com líquidos e alimentos quentes durante o preparo de refeições. Conforme relatos dos especialistas, não são incomuns os registros de autônomos e profissionais de restaurantes feridos durante a manipulação de fogões, fornos, panelas de pressão, fritadeiras, churrasqueiras, chapas e até aquecedores de pratos e travessas com o uso de álcool.
Os ferimentos causados por queimaduras podem resultar em sequelas permanentes, como cicatrizes, limitações de movimento, amputação de membros e até em óbitos. Mesmo as vítimas de lesões simples precisam de orientação especializada, pois os quadros podem se tornar mais graves caso não sejam tratados de forma correta.
Serviço:
Junho Laranja de Luta Contra Queimaduras - Visita de profissionais do IJF à Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Data: quarta-feira (08/06
Horário: 10h30
Local: Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco - R. Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto