Com o objetivo de apoiar as famílias mais vulneráveis na promoção do desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os três anos de idade, o Programa Cresça com seu Filho/Criança Feliz tem mantido o atendimento semanal a 1.875 pessoas, entre gestantes e crianças, mesmo durante a pandemia, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).
Pensando na saúde tanto das famílias acompanhadas quanto dos profissionais, as visitas domiciliares foram substituídas, temporariamente, por atividades remotas, conforme orientação do Ministério da Cidadania e dos decretos municipais e estaduais.
Adequando-se a essa nova realidade para que as famílias beneficiadas não ficassem desassistidas, vídeos são gravados pelas profissionais, conforme as atividades do manual do programa para acompanhamento às famílias, e enviados pelo WhatsApp. Também são utilizados cards informativos. Isso permite a continuidade dos acompanhamentos com resultados positivos, como aconteceu com Sara Rocha, mãe do pequeno Davi, que nasceu em fevereiro.
Sara foi acompanhada desde as primeiras semanas de gestação e fala sobre os benefícios do programa. “Para mim que sou mãe de primeira viagem, o programa foi uma salvação porque eu tinha muitas dúvidas em relação à amamentação, aos cuidados que devemos tomar na gravidez e muitas outras coisas. E, através dos vídeos feitos pelas meninas, muitas das minhas dúvidas foram esclarecidas. Além disso, temos um suporte muito bom. Qualquer coisa é só falar com a supervisora da equipe e ela faz tudo para ajudar”, ressalta.
Dentre os temas abordados nos vídeos e acompanhamentos on-line, destacam-se competência familiar e fortalecimento da função protetiva; fortalecimento do vínculo familiar e afetivo entre mãe/pai/cuidador e a criança; pertencimento comunitário de valorização dos movimentos culturais do território; acesso e usufruto de direitos socioassistenciais; entre outros.
De acordo com Fernanda Gondim, articuladora técnica do programa, os resultados desse trabalho e os impactos gerados podem ser percebidos por meio dos retornos recebidos das famílias que frequentemente falam com entusiasmo sobre a importância das informações recebidas. Os familiares também ressaltam a evolução apresentada pelas crianças a cada atividade realizada, dando maior importância ao brincar e a outros aspectos relacionados ao bom desenvolvimento físico e emocional da criança.
“Hoje, enquanto profissional, eu analiso o Cresça com seu Filho/Criança Feliz como uma das iniciativas mais importantes voltada para a primeira infância em Fortaleza, visto que é um programa que acompanha a família ainda com a mãe no período de gestação e dá continuidade ao acompanhamento no pós-parto.", afirma Fernanda.
A articuladora destaca ainda a articulação com as demais políticas públicas voltadas tanto para a gestante quanto para a criança. "Essa intersetorialidade fortalece não só as famílias, mas também a política pública de assistência social e as demais oferecidas pelo município, uma vez que essa integração favorece a qualidade do serviço prestado".
Sobre o Programa
O Programa Cresça com seu Filho/Criança Feliz é o resultado da unificação do Programa Federal Criança Feliz, instituído pela Lei Federal 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), com o Programa Cresça com Seu Filho, regulamentado pelo Decreto Municipal nº 14.036, de 12 de junho de 2017. A execução é realizada de forma intersetorial entre as políticas públicas, saúde, assistência social e educação.
A Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) atua no acompanhamento social das famílias das áreas descobertas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município e, com isso, garante o acompanhamento de quem mais precisa, realizando um trabalho técnico de apoio às famílias nos cuidados com a primeira infância.