Desde abril, mais de 100 idosos participam de aulas de dança on-line promovidas Programa Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, executada pelo Núcleo de Produções Culturais e Esportiva (Nuproce) em cogestão com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), busca promover o envelhecimento ativo e saudável, estimulando a prática rotineira de atividade física e combate ao sedentarismo.
As aulas são gratuitas e ministradas pelo dançarino carioca Carlinhos Araújo. Atualmente, a turma conta com 110 participantes e acontece todos os sábados, de 9h às 10h, através da plataforma Zoom. Para entrar no grupo do WhatsApp e saber como ter acesso às aulas, basta acessar este link.
A dança proporciona, além de diversão, melhoria da agilidade, equilíbrio, aumenta flexibilidade e coordenação motora, alivia o estresse, além de valorizar a autoestima e o bem-estar emocional.
Maria Auricélia Bezerra de Menezes, participante do Programa Fortaleza Amiga do Idoso há dois anos, é aluna do professor Rodrigo Márcio, na Praça Joaquim Nogueira, no bairro Antônio Bezerra. Por conta da pandemia, ela tem acompanhado as aulas on-line. “Adoro as aulas de dança e o Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Passo a semana esperando esse momento, quando solto toda aminha alegria”, comemora.
Há quatro anos, Maria Liduina da Silva Dorta, moradora do Conjunto Ceará, é aluna de hidroginástica e beneficiária das Hortas Sociais, ações do Projeto Fortaleza Cidade Amiga do Idoso. Há poucos meses ela ganhou uma prótese no joelho e passou a ter dificuldades para executar algumas atividades. Ela destaca a importância das aulas de dança com o professor Carlinhos, que tem ajudado a perder o medo de se movimentar. “Estou descobrindo que eu posso fazer mais atividades com meu corpo a cada dia. Na hora da dança, me sinto tão bem, que mesmo com dores, consigo dançar. Sempre acho que estou flutuando. Tenho muita gratidão ao projeto”, relata.
Aberta ao público
A boa notícia é que a turma também está aberta ao público. Quem quiser se inscrever deve enviar mensagem para o Whatsapp (85) 9 9789-2178