Na manhã dessa quinta-feira (14/12), o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) realizou, na sede do Instituto, um evento em comemoração aos 16 anos da criação do Programa Gente de Valor (PGV), iniciativa que promove atividades para a pessoa idosa.
Na ocasião, os idosos cadastrados no Programa desfrutaram de um café da manhã ao som da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará. Houve também a apresentação do Canto Coral do PGV, com músicas natalinas, e sorteio de brindes para os presentes.
“O PGV é muito importante para o Imparh, uma vez que valoriza e cuida da pessoa idosa. Chegar a essa marca de 16 anos é motivo de grande orgulho e nos incentiva a seguir em frente investido cada vez mais no desenvolvimento das atividades do Programa”, afirma o presidente do Imparh, Fábio Braga”.
O Programa Gente de Valor é desenvolvido no Imparh e foi criado por meio da Lei Municipal nº 8.601 de 13 de dezembro de 2001 objetivando atender aos servidores aposentados do Município de Fortaleza que já contribuíram com a Prefeitura e com a cidade. Atualmente, cerca de 350 idosos estão cadastrados no Programa. Todas as ações do PGV estão concentradas no trabalho biopsicossocial para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, possibilitando uma maior integração e bem-estar do idoso.
Em 2017, o PGV incrementou sua oferta com novas atividades: dança de salão, dança sênior, yôga e canto coral. As ações orientadas para o ensinamento de idiomas (português e italiano), as feirinhas de artesanato e as rodas de terapia comunitária permanecem em oferta para os idosos cadastrados no programa.