Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira (20/11), vários equipamentos culturais da Prefeitura de Fortaleza recebem palestras, oficinas e atrações sobre a temática.
Recebem a programação especial, o Centro Cultural Belchior, a Vila das Artes, as bibliotecas públicas Herbênia Gurgel e Cristina Poeta, além dos Cucas de Fortaleza.
No Centro Cultural Belchior e na Vila das Artes, o público poderá conferir a exposição e exibição do documentário “Candomblé: Um Legado Africano” (Erika Thomas/ Bernard Thomas, 2018). O Centro Cultural Belchior ainda receberá, durante a semana, palestras, rodas de formação, capoeira, cortejo do Maracatu Kizomba, afoxé Acabaca, além de apresentações do Tambor das Marias da Casa de Mestre Felipe e show com Luedji Luna.
Na Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel, as crianças poderão assistir ao filme “Pantera Negra” (Ryan Coogler, 2018), nesta quarta-feira (21/11). Durante a semana, a criançada ainda poderá aproveitar uma tarde de brincadeiras na temática, palestra com o historiador e antropólogo Daniel Batista, além de roda de capoeira com o Grupo de Capoeira Luta Brasileira – Projeto Sementes da Capoeira.
A programação cultural da Prefeitura de Fortaleza ainda conta com a Feira Afins de Vitrola, no Mercado dos Pinhões; com cineclube Telas Abertas, na Vila das Artes; aula de violão e curso de xadrez, na Biblioteca Cristina Poeta; e com a Exposição Dhamma, de Nárcelio Grud, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.