Para comemorar o primeiro ano de atividades do Vetmóvel, o Parque Adahil Barreto, no Dionísio Torres, recebeu neste domingo (02/06) a primeira edição do PetNic, com programação especial para as famílias com cães e gatos. Atividades como consultas veterinárias, aplicação de microchip, vacinação contra raiva, além sorteio de brindes, teatro de fantoches e trenzinho da alegria garantiram a animação durante toda a manhã.
Com mais de 26 mil atendimentos prestados apenas no primeiro ano do Vetmóvel, a coordenadora especial de Proteção e Bem-Estar Animal, Toinha Rocha, celebrou os resultados alcançados e projetou ampliação. “Foi o primeiro ano de um projeto piloto com sucesso total pelos números. Percebemos a população satisfeita com o serviço, que está presente em todas as regionais, em mais de 40 bairros da Cidade, feito de forma profissional, mas também com muito amor. Toda nossa equipe é defensora e está envolvida com a causa”, comemorou Toinha Rocha.
Com direito à cestinha de picnic e lanches na toalha estendida na grama, a família da recepcionista Patrícia Sampaio aproveitou para curtir o domingo no parque. “Já conhecia o trabalho do Vetmóvel, toda a assistência que dão, e quero marcar de castrar minha gata”, contou. Durante a manhã, na companhia da filha Maria Cecília, curtiu a programação. “Encontros assim são ótimos, as diferentes raças se conhecem, tira rivalidade, faz amizade”, descreveu, enquanto passeava com Pocoyo, beagle de 1 ano.
Em sua primeira vez com a família no Adahil Barreto, o empresário Deusney Rodrigues, pai dos chow-chows Roy e Mel, também aprovou a iniciativa. “Gostei da organização, das atrações, a participação das empresas fazendo sorteio, entregando brindes. Acho que foi uma parceria boa da Prefeitura”, avaliou, junto da esposa, da filha, e de amigos também criadores da raça chow-chow.
Resultados alcançados
Dos 26.805 atendimentos no primeiro ano, os destaques foram as 9.555 vacinas, 8.630 consultas, 4.305 exames de triagem calazar (DPP) e 3.621 castrações, além de 532 palestras e 162 participações em eventos de adoção. Desde setembro, todos os animais de tutores castrados no Vetmóvel estão sendo chipados.
Desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), que é vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a realização do primeiro PetNic também faz parte do plano de ações programadas com o objetivo de conscientizar a população de Fortaleza e envolvê-la no combate contra os maus tratos e abandono de animais.
A manhã também contou com as presenças, entre outras lideranças, do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique, do líder do Governo na Câmara de Vereadores, Ésio Feitosa, e do coordenador especial de Articulação Política da Prefeitura, Lúcio Bruno.