06 de November de 2015 em Segurança Cidadã

Projeto contribui para a formação cidadã de alunos da rede pública de ensino

A iniciativa, intitulada A Escola é Nossa, utiliza sessões de fantoches e produção de palestras


A ação, desenvolvida desde agosto de 2015, pela Inspetoria de Segurança Escolar da Guarda Municipal de Fortaleza (Foto: Thiago Gaspar)

Para fortalecer a cidadania dos alunos das escolas municipais de Fortaleza, as secretarias de Segurança Cidadã (Sesec) e de Educação (SME) realizam na rede de ensino público o projeto A Escola é Nossa. A ação é desenvolvida desde agosto de 2015 pela Inspetoria de Segurança Escolar (ISE) da Guarda Municipal de Fortaleza.

O projeto utiliza como critério a faixa etária dos alunos para atuar em dois eixos temáticos: sessão de fantoches (Ensino Fundamental I) e produção de palestras (Ensino Fundamental II). Para o assistente técnico da ISE, inspetor Paulo Martins, a história contada com fantoches para os alunos ensina a importância da obediência e do respeito ao próximo. “O projeto envolvendo fantoches abrange crianças mais novas. A mensagem que queremos passar é de que os alunos devem respeitar os pais e professores, não usar a violência, preservar os espaços públicos e ser obedientes”, explica. De acordo com o inspetor, para os estudantes do Fundamental II, são ministradas palestras sobre preservação do patrimônio público, gravidez na adolescência, combate ao bullying, prevenção ao uso de drogas, entre outros temas.

A subinspetora Rosineide Silva, que atua na ISE produzindo oficinas nas escolas municipais, acredita que o projeto contribui para a formação cidadã dos alunos. “Nosso maior objetivo é conscientizar as crianças e os adolescentes para que, no futuro, eles sejam adultos íntegros”, destaca.

A estudante Gabriela da Silva, de 8 anos, aprovou o projeto. “Adoro os teatros de fantoches. Aqui eu e meus colegas aprendemos muito a sempre respeitar as pessoas, a se comportar, a ser educada”, contou. Já Marcos Cristian Barros, 8, está adquirindo novos conhecimentos com a iniciativa. “É tão divertido conhecer novas histórias. Estou adorando!”, comentou.

Para a professora do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Belarmina Campos, Roberta Nunes, “A escola é nossa” faz com que as crianças tenham acesso a novas formas de cultura. “É muito bom que os alunos presenciem estas novas formas de aprendizado. Assim, elas são incentivadas a pensar em um mundo melhor”, contou.

As escolas municipais são definidas em parceria com a SME, no Quadro de Trabalho Semanal, na qual os representantes das instituições traçam o planejamento da semana e estabelecem as escolas, as temáticas e as classes escolares.

Projeto contribui para a formação cidadã de alunos da rede pública de ensino

A iniciativa, intitulada A Escola é Nossa, utiliza sessões de fantoches e produção de palestras

A ação, desenvolvida desde agosto de 2015, pela Inspetoria de Segurança Escolar da Guarda Municipal de Fortaleza (Foto: Thiago Gaspar)

Para fortalecer a cidadania dos alunos das escolas municipais de Fortaleza, as secretarias de Segurança Cidadã (Sesec) e de Educação (SME) realizam na rede de ensino público o projeto A Escola é Nossa. A ação é desenvolvida desde agosto de 2015 pela Inspetoria de Segurança Escolar (ISE) da Guarda Municipal de Fortaleza.

O projeto utiliza como critério a faixa etária dos alunos para atuar em dois eixos temáticos: sessão de fantoches (Ensino Fundamental I) e produção de palestras (Ensino Fundamental II). Para o assistente técnico da ISE, inspetor Paulo Martins, a história contada com fantoches para os alunos ensina a importância da obediência e do respeito ao próximo. “O projeto envolvendo fantoches abrange crianças mais novas. A mensagem que queremos passar é de que os alunos devem respeitar os pais e professores, não usar a violência, preservar os espaços públicos e ser obedientes”, explica. De acordo com o inspetor, para os estudantes do Fundamental II, são ministradas palestras sobre preservação do patrimônio público, gravidez na adolescência, combate ao bullying, prevenção ao uso de drogas, entre outros temas.

A subinspetora Rosineide Silva, que atua na ISE produzindo oficinas nas escolas municipais, acredita que o projeto contribui para a formação cidadã dos alunos. “Nosso maior objetivo é conscientizar as crianças e os adolescentes para que, no futuro, eles sejam adultos íntegros”, destaca.

A estudante Gabriela da Silva, de 8 anos, aprovou o projeto. “Adoro os teatros de fantoches. Aqui eu e meus colegas aprendemos muito a sempre respeitar as pessoas, a se comportar, a ser educada”, contou. Já Marcos Cristian Barros, 8, está adquirindo novos conhecimentos com a iniciativa. “É tão divertido conhecer novas histórias. Estou adorando!”, comentou.

Para a professora do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Belarmina Campos, Roberta Nunes, “A escola é nossa” faz com que as crianças tenham acesso a novas formas de cultura. “É muito bom que os alunos presenciem estas novas formas de aprendizado. Assim, elas são incentivadas a pensar em um mundo melhor”, contou.

As escolas municipais são definidas em parceria com a SME, no Quadro de Trabalho Semanal, na qual os representantes das instituições traçam o planejamento da semana e estabelecem as escolas, as temáticas e as classes escolares.