O acesso à leitura e às demais manifestações culturais vem sendo expandido pela Prefeitura de Fortaleza. O Projeto Leitura na Praça chegou, nesta quinta-feira (24/10), ao bairro Demócrito Rocha (Regional IV). A Praça Marupiara, requalificada pela atual gestão, foi a sétima da Cidade a ser contemplada com uma série de livros infantojuvenis, organizados em quiosque e disponíveis à população.
A iniciativa, idealizada pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, oferta cerca de 400 títulos variados, para leitura rotativa, por equipamento inaugurado. Dentre as temáticas exploradas, destacam-se solidariedade, cidadania, autoestima, vínculos familiares, sonhos e criatividade.
Além de auxiliar o processo de aprimoramento da linguagem, a leitura amplia o vínculo afetivo entre pais e filhos e fortalece a estrutura psíquica e emocional da criança, possibilitando a constituição de bases seguras para a autonomia e o relacionamento social.
Representando o gabinete da Primeira-Dama, Márcia Dias afirmou que a iniciativa reforça as ações desprendidas pela Prefeitura em prol do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes da Capital. “De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a leitura é um dos principais estímulos para o desenvolvimento da criança na primeira infância. Livro traz cultura e bem-estar às crianças e às suas famílias. A Secretaria da Cultura de Fortaleza, ao conceder os livros ofertados, fortalece essa iniciativa”, discursou.
A prática estimula, ainda, o desenvolvimento da atenção, da memória e do raciocínio; a melhoria da concentração; a ampliação do vocabulário; o estímulo à curiosidade, à imaginação e à criatividade; a melhoria na percepção de sentimentos e emoções; além do enriquecimento cultural, intelectual e social.
“Isso é importantíssimo para a formação, inclusive, moral. Essa iniciativa fortalece o estímulo ao aprendizado. A gente convida e incentiva a adesão da população, dos pais, das crianças e dos adolescentes”, acrescentou o titular da Secretaria Regional IV, Francisco Sales.
A cerimônia de inauguração contou com programação cultural, contação de histórias e manifestações musicais. A auxiliar administrativa, Amanda Almeida, acompanhada da filha Rosa Liz, aprovou a iniciativa. “Eu acho muito importante essa oferta de livros físicos. Principalmente, nessa era digital, em que folhear, tocar as páginas e descobrir o conteúdo ali, impresso, é algo que está ficando cada vez mais raro. Esse contato materno, em que leio para a minha filha, é muito importante. Pretendo estimular por muito tempo”, destacou.
Alcance do Projeto
Além do recém-inaugurado, a Prefeitura de Fortaleza já entregou seis outros quiosques do projeto Leitura na Praça. Ao todo, serão estrategicamente instalados 60 equipamentos similares na Cidade, em uma importante ação que busca impactar toda a comunidade. Todas as Regionais serão contemplados.
Ainda de acordo com Francisco Sales, a Secretaria Regional IV, até o fim da gestão do prefeito Roberto Cláudio, será contemplada com 10 quiosques. “A próxima a ser beneficiada será a Praça Estudante Jucá, que receberá, na próxima semana, mais uma biblioteca dessas”, informou.
Saiba mais
Os adotantes dos espaços em que se instalam o projeto Leitura na Praça passam por uma capacitação da Prefeitura de Fortaleza sobre autogestão do equipamento social que será implantado na comunidade.
Rosane Rebouças, adotante da Praça Marupiara, destacou a importância da ação. “O Leitura na Praça vai fortalecer uma programação aqui desenvolvida. Nós também temos o Projeto Brincando na Praça, que apresenta às nossas crianças as brincadeiras de antigamente. A união desses esforços só trará benefícios à infância”, comentou.