O Prefeito José Sarto assinou nesta terça-feira (15/03), a ordem de serviço dando início às intervenções do projeto Meu Bairro Empreendedor, que chega à Messejana com a urbanização de vias e a construção do Centro de Referência do Empreendedor, espaço voltado para a capacitação dos comerciantes locais.
As obras, que terão duração de 12 meses, serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e contam com investimento de R$ 4,5 milhões.
Ao todo, sete ruas do bairro serão contempladas com novas calçadas, mobiliários urbanos, paisagismo, passagens elevadas para pedestres, bolsões para embarque e desembarque, além da construção de uma nova galeria de drenagem. As vias integrantes do projeto são: Rua Joaquim Felício, R. Padre Pedro de Alencar, R. Cel. Francisco Pereira, R. Dr. Pergentino Maia, R. Joaquim Bezerra, R. Manoel Castelo Branco e R. Cel. Guilherme Alencar
“O Projeto Meu Bairro Empreendedor trará à Messejana todo um urbanismo e paisagismo diferenciado, enriquecendo a dinâmica das ruas e do comércio da região. Além da estrutura física, com o Centro de Referência do Empreendedor, iremos ter a qualificação profissional com os programas Fortaleza Capacita, realizado em parceria com o Sebrae, e o Nossas Guerreiras, feito em parceria com o Governo do Estado, que oferece microcrédito para mulheres chefes de família”, destaca o prefeito José Sarto.
Douglas Soares é gerente comercial de uma loja de eletrônicos na R. Joaquim Bezerra, uma das vias beneficiadas pela obra, e avalia positivamente o novo empreendimento. “Depois de finalizada, acredito que a obra trará muitos benefícios a todo mundo que trabalha e mora aqui, pois será mais atrativo para as vendas”, comenta. A opinião é compartilhada por Dulce Souza, moradora de Messejana há mais de 50 anos, e que, além de trabalhar como doméstica, tem um ponto comercial na região. “ Acho que será uma grande qualificação do espaço, que estava precisando. A Messejana está crescendo bastante e é importante beneficiar o comércio e a população”, argumenta Dulce.
As obras terão início na R. Joaquim Felício, com a remoção do antigo pavimento para a instalação da nova rede pluvial, que irá facilitar o escoamento da água da chuva naquele trecho.
“Tornar um ambiente acessível, com a construção de calçadas, passagens elevadas para pedestres e urbanização, é proporcionar mais condições para que os clientes visitem os comércios. É possibilitar também o desenvolvimento local, estimular o ordenamento do espaço público e fortalecer o empreendedorismo”, acredita o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias.
Atualmente o projeto Meu Bairro Empreendedor também está sendo implantado nos bairros Vila Velha e Pirambu. O projeto já beneficiou os bairros Bom Jardim, Vicente Pinzon e Serviluz, levando melhores condições viárias aos principais corredores comerciais dessas comunidades.
Centro de Referência do Empreendedor
Lançado inicialmente no Bom Jardim, o bairro da Messejana também vai receber um Centro de Referência do Empreendedor onde serão realizadas as atividades voltados para empreendedorismo e inovação com salas de capacitações, espaços de atendimento do Sine Municipal e um ateliê de costura do projeto Costurando com Futuro. Ações que devem estimular a criação ou ampliação de negócios na região, promovendo a circulação de dinheiro no bairro. Serão ofertados, ainda, acesso ao crédito orientado por meio do Programa Nossas Guerreiras. Além disso, o espaço deve receber capacitações voltadas para os empreendedores locais por meio do Programa Fortaleza Capacita. A ideia é integrar todos os serviços ofertados na área do Desenvolvimento Econômico.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico Rodrigo Nogueira acredita que o Centro de Referência do Empreendedor trará resultados positivos para toda a população da Grande Messejana. “Com as experiências anteriores, observamos um índice maior de formalização do trabalho. As pessoas que não são formalizadas, com a ajuda do Centro, começam a entrar no Simples e no MEI. As pessoas já formalizadas, por sua vez, buscam se capacitar ainda mais. Muitas vezes, as pessoas até sabem da existência de cursos de capacitação, mas é trabalhoso o deslocamento. É mais fácil de ir tendo um próximo”, comenta.
“O Centro é um local específico para trabalharmos o empreendedorismo. Quem conhece o Centro de Referência do Empreendedor que já instalamos no Bom Jardim sabe que é para lá que migram os comerciantes, pois lá eles são capacitados”, complementa o prefeito José Sarto.
Xavier Nogueira trabalha como comerciante em Messejana há quatro anos e acredita que o Centro de Referências trará novas oportunidades para a economia da região. “É importante esse tipo de empreendimento, principalmente para os mais jovens que estão começando a trabalhar”, expõe. José Estevão, morador da região, compartilha da visão positiva. “Trabalho no Centro, mas moro em Messejana e consigo resolver tudo com o comércio próprio daqui. Minha vida é aqui. Então, o que vier de melhoria, sejam cursos ou infraestrutura, sempre será bem-vindo”, explica.
Requalificação da Lagoa de Messejana
Na ocasião da assinatura da ordem de serviço do projeto Meu Bairro Empreendedor, o prefeito José Sarto também comentou sobre as obras de requalificação da Lagoa de Messejana. Atualmente, a obra está em licitação pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
O projeto de requalificação da Lagoa da Messejana prevê 36 mil m² de área urbanizada, oferecendo mais opções de entretenimento e integração com a instalação de equipamentos de esporte e lazer, como academia ao ar livre, parque infantil, além da construção de um calçadão para caminhadas, novos mobiliários urbanos e iluminação em todo o entorno da lagoa.
Dentre os itens que serão reformados, estão os quiosques comerciais existentes e o píer, mantendo o projeto original e trazendo de volta os tempos áureos da Lagoa, que recebe o nome do bairro.
Desvio no tráfego
Para viabilizar a requalificação viária, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fará bloqueio na Rua Joaquim Felício, com implementação de desvio de tráfego.
O condutor que vier pela Rua Joaquim Felício deve seguir à esquerda na Rua Coronel Guilherme de Alencar, à direita na Rua Tenente Jurandir Alencar e à esquerda na Rua Padre Pedro Alencar.
Os operadores do Via Livre estarão no local para dar suporte à operação e orientar o tráfego.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que o bloqueio não impactará o itinerário dos coletivos.
As obras neste trecho terão duração de 60 dias.