A sexta live do projeto #ObservatórioEmRede Ao Vivo!, promovido pelo Observatório de Fortaleza, ocorre nesta quinta-feira (28/05), às 17h, no perfil do Instagram do Observatório, com o tema "Práticas em promoção da diversidade cultural”. Na ocasião, a diretora da instituição, Cláudia Leitão, vai entrevistar coordenador geral do Observatório da Diversidade Cultural (OCD), Prof. Dr. José Márcio Barros.
Segundo Barros, "em tempos de pandemia da Covdi-19, as alterações na cultura e no modo de vida põem em risco a diversidade cultural. na medida em que parte da nossa experiência cultural é transferida para o ambiente digital, que não é um ambiente inclusivo”.
Durante a live, um dos assuntos abordados será a Lei de Emergência Cultural (PL 1075/2020), que foi votada e aprovada na terça-feira (27/05) na Câmara dos Deputados. O projeto irá direcionar ajuda de R$ 3,6 bilhões para municípios, estados e Distrito Federal, que deverão aplicar os recursos em rendas emergenciais aos trabalhadores do setor cultural, na manutenção de equipamentos e em chamadas públicas.
O coordenador do OCD também irá apresentar as pesquisas e ações adotadas pela instituição para colaborar com esse momento de excepcionalidade, contribuindo com o setor cultural em tempos de pandemia.
Observatório da Diversidade Cultural (ODC)
O Observatório da Diversidade Cultural (ODC) é uma organização não-governamental integrada a um grupo de pesquisa, que desenvolve projetos e ações de formação, investigação, difusão de informações e consultoria. Os objetivos centrais são produzir e difundir informação qualificada, desenvolver pesquisas que gerem conhecimento crítico, realizar processos de formação e prestar consultoria no campo interdisciplinar da proteção e promoção da diversidade cultural e suas interfaces com as políticas culturais, gestão cultural, processos de mediação, memória e patrimônio, educação, saúde, meio ambiente, entre outros.
Com sede em Belo Horizonte (MG), a ONG atua de forma presencial e virtual em diversos territórios do estado de Minas Gerais e de outros estados brasileiros. O grupo de pesquisa é integrado por pesquisadores de diferentes instituições como UEMG, PUC Minas, UFBa e UFC, que atuam nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Ceará.
Serviço:
Live "Práticas em promoção da diversidade cultural”
Data: 28/05 (quinta-feira)
Horário: 17 horas
Local: instagram.com/observatoriodefortaleza