A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Regional VI, esteve na comunidade do Conjunto João Paulo II, no bairro Barroso, neste sábado (19/05). Cerca de mil pessoas foram atendidas pelo Projeto Regional Cidadã, que ofereceu serviços de políticas públicas básicas, como emissão de documentos (2ª via do Registro Geral, cadastro único do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida e para casamento gratuito), atendimentos básicos de saúde e de apoio ao consumidor, orientações jurídicas e educação em direitos, além de lazer, recreação infantil, massagens, manicures e cabeleireiros.
“Ainda bem que a Prefeitura fez essa ação. Eu estava sem tempo de ir tirar a 2ª via da minha carteira de identidade e poder tirar o documento pertinho de casa é muito bom”, declarou o pedreiro Carlos Alberto Pereira, 41, morador do bairro. Ele chegou a Praça João Paulo II por volta das 7h, duas horas do início do atendimento. “Ainda vou trabalhar, então cheguei cedo para ser um dos primeiros a fazer o documento”, disse.
A ação da Regional VI recebeu elogios também do cozinheiro Francisco Antônio dos Santos, 37, que aproveitou para cortar os cabelos. “Estou aperreado de dinheiro, então resolvi cortar os cabelos de graça”.
O Regional Cidadã é a continuação de um projeto iniciado em julho de 2017 no Conjunto Palmeiras. Dentre os serviços mais procurados foi o cadastro Minha Casa Minha Vida. Dezenas de famílias procuraram o setor da Habitafor para preencher a ficha de inscrição para casa popular. “Moro em área ruim e a Prefeitura vem oferecendo apartamentos em conjuntos populares, de excelente qualidade. Resolvi me cadastrar e vou rezar para ser atendida e realizar o sonho de ter uma casa própria”, disse a empregada doméstica Maria Heridan Silva, 51.
O evento foi realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), Secretarias Municipais de Saúde (SMS), de Educação (SME), de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), de Governo (Segov), dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), de Desenvolvimento Econômico (SDE), Controladoria Geral do Município (CGM), além de Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Sine/IDT, Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg) e Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi)