A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), na próxima sexta (16/12), o PXP Protagonismo Experience – Ative o protagonista que há em você. O evento, que vai ocorrer na Academia do Professor Darcy Ribeiro, celebra e fortalece o protagonismo dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.
Ao longo do dia, 1.200 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental vão participar de uma série de atividades diversificadas. A cada turno, o PXP contará com 600 alunos de unidades escolares dos seis Distritos de Educação. Além da promoção do evento, a SME garantirá lanche e transporte para os estudantes participantes.
O PXP Protagonismo Experience vem agregar três iniciativas voltadas para o fortalecimento do protagonismo nos anos finais do Ensino Fundamental: o Festival de Artes e Protagonismo e as culminâncias do #PartiuEnsinoMédio e Juventude Digital.
Na programação, os estudantes vão conferir atividades diversas e simultâneas, como apresentações culturais, palestra motivacional, espaços destinados à oferta de jogos eletrônicos, rap e dança de rua, oficina de grafite, desafios digitais, show de talentos, ilhas de cultura maker e robótica sustentável, além de apresentação de trabalhos realizados pelos alunos.
Festival de Artes e Protagonismo
Criado em 2014 com o objetivo de reunir os talentos dos estudantes nas mais diferentes linguagens artísticas - canto, dança, música, teatro e artes visuais -, além de espaços para debates acerca de temas presentes no dia a dia dos adolescentes.
#PartiuEnsinoMédio
É composto por um conjunto de ações pedagógicas e motivacionais voltadas à etapa de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio voltado para estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA IV) das escolas da Rede Municipal.
Juventude Digital
Tem como um dos objetivos iniciar os estudantes do ensino público nas ferramentas e metodologias computacionais e capacitá-los de forma introdutória no desenvolvimento de aplicações computacionais que lhes possibilitem investir nessa área como projeto de vida, estimulando-os a dar continuidade nos estudos sobre tecnologia durante o ensino médio e os aproximando das profissões do século XXI.